Balanço do Santander no 2T25 mostrou avanço na digitalização e em segmentos estratégicos, mas também aumento no custo de crédito. (Foto: Adobe Stock)
O Santander anunciou na segunda-feira (25) um novo serviço para pessoas físicas, que permitirá aos clientes realizarem transferências e pagamentos via Pix utilizando o limite do cartão de crédito. A nova funcionalidade será oferecida a partir de setembro, de forma gradual.
A operação será 100% digital, realizada pelo aplicativo do Santander, de acordo com comunicado do banco antecipado à Broadcast. O valor da transação poderá ser pago à vista ou parcelado em até 12 vezes, com a possibilidade de começar a pagar em até três faturas pela frente. As parcelas serão debitadas diretamente na fatura do cartão.
Para o banco, a nova modalidade representa um avanço estratégico na integração entre o cartão de crédito e os pagamentos instantâneos, aproximando dois mundos que antes operavam separadamente. Com isso, o banco amplia o papel do cartão na vida financeira do cliente. “Essa funcionalidade fortalece o cartão como um hub de soluções financeiras, e não apenas como um meio de pagamento para compras”, destaca o diretor de Cartões do Santander, Gustavo Santos, em nota.
“O Pix transformou a forma como os brasileiros fazem pagamentos. Agora, ao integrarmos essa funcionalidade ao cartão de crédito, damos um passo além: unimos a agilidade do Pix à flexibilidade do crédito”, afirma a diretora de Pagamentos do Santander Brasil, Izabella Belisário, na mesma nota.
Na prática, para usar o cartão de crédito no Pix, o cliente acessa a opção desse meio de pagamento no aplicativo do Santander, insere a chave do destinatário, informa o valor, escolhe pagar com o cartão de crédito, define o número de parcelas, seleciona a fatura em que deseja iniciar o pagamento, revisa a operação e recebe o comprovante da transação. O Pix com cartão de crédito está sujeito à cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e tem juros médio a partir de 1,59% ao mês, informa o banco.