Operação Carbono Oculto: veja a lista dos fundos suspeitos de lavagem de dinheiro do PCC
Fundos de investimentos das gestoras Reag, Altinvest, Trustee, BFL e Banvox fazem parte do inquérito aberto pela Polícia Federal; procuradas, as casas não comentaram
Veja os fundos suspeitos de serem ligados a organizações criminosas (Foto: Werther Santana/Estadão)
A Faria Lima iniciou esta quinta-feira (28) movimentada por agentes da Polícia Federal, Polícia Militar e órgãos parceiros sob a “Operação Carbono Oculto”, voltada ao combate da infiltração do crime organizado na economia formal do País.
No total, 200 mandados de busca e apreensão foram expedidos em dez Estados brasileiros contra envolvidos em toda a cadeia produtiva da área de combustíveis, parte da qual foi capturada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo apurou o Estadão.
Só no coração financeiro de São Paulo há pelo menos 40 atores entre os alvos, que incluem empresas, gestoras, corretoras e fundos de investimentos avaliados em R$ 30 bilhões. O inquérito aponta para o envolvimento de nomes conhecidos no mercado, como a fintech BK Bank, as gestoras Reag, BFL, Banvox, Altinvest e Trustee. Procuradas, as casas não se manifestaram.
Segundo a investigação, os criminosos utilizavam os produtos financeiros para blindagem patrimonial e lavagem de dinheiro. “O uso de centenas de empresas operacionais na fraude permitia dissimular os recursos de origem criminosa. A sonegação fiscal e a adulteração de produtos aumentavam os lucros e prejudicavam os consumidores e a sociedade”, diz a Receita Federal, em nota.
O E-Investidor obteve acesso a lista dos fundos de investimento investigados na operação. Além de terem apenas um cotista — geralmente outro fundo de investimento, para dificultar a identificação do beneficiário final — essas estruturas levavam a empresas e bens ligados a Mohamad Hussein Mourad, executivo do antigo grupo Aster/Copape e apontado como integrante da organização criminosa.
Veja a lista completa de fundos investigados:
Gerenciados pela Reag:
MABRUK II FIDC NP, também conhecido como RHODONITE FIDC NP (CNPJ 41.776.416/0001-83);