A consulta ao quarto lote pode ser feita no site da Receita Federal. Imagem: Adobe Stock.
A Receita Federal confirmou que o 4º lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 será pago nesta sexta-feira (29). A quantia será depositada automaticamente na conta bancária ou chave Pix indicada pelo contribuinte no momento da declaração deste ano.
A restituição ocorre quando o contribuinte declara corretamente seus rendimentos e descontos e, após análise da Receita, verifica-se que ele pagou mais imposto do que o necessário ao longo do ano. Esse valor excedente é devolvido, com correção monetária, em lotes distribuídos ao longo do calendário anual da Receita Federal.
Como saber se vai receber?
A consulta ao 4º lote pode ser feita diretamente no site da Receita Federal (gov.br/receitafederal), na seção “Meu Imposto de Renda” > “Consultar restituição”. É necessário informar CPF, data de nascimento e o ano da declaração. Também é possível acessar as informações pelo aplicativo oficial “Meu Imposto de Renda”, disponível para Android e iOS.
Além desses canais tradicionais, os contribuintes que quiserem podem utilizar o portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para obter detalhes sobre a situação da declaração. Lá é possível verificar pendências, correções necessárias ou identificar se a declaração caiu na chamada malha fina, o que pode impedir o recebimento imediato da sua restituição.
Quem tem prioridade no pagamento do Imposto de Renda?
Contribuintes com prioridade legal tem prioridade no recebimento dos valores são: idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência, professores cuja principal fonte de renda seja o magistério e quem usou a declaração pré-preenchida ou escolheu receber por Pix.
Conforme a Agência Brasil, um total de 1.884.035 declarantes será contemplado com R$ 2,92 bilhões em restituições. De acordo com a Receita Federal, a maior parte dos recursos será direcionada aos contribuintes sem prioridade, especialmente aqueles que enviaram a declaração próximo ao término do prazo.
As restituições foram organizadas da seguinte maneira:
1.454.509 contribuintes que não possuem prioridade;
312.915 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber via Pix;
72.434 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos;
22.841 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
13.515 contribuintes com mais de 80 anos;
7.821 contribuintes com deficiência física, mental ou portadores de doença grave.
Como proceder em caso de problemas no crédito?
Caso o valor da restituição não seja creditado na conta informada na declaração, por exemplo, se a conta tiver sido encerrada ou estiver com dados incorretos, o contribuinte poderá resgatar a quantia diretamente no Banco do Brasil.
Os valores ficam disponíveis para saque por até 12 meses. Após esse prazo, será necessário reagendar o pagamento por meio do portal da Receita Federal.
Já se o contribuinte consultar o lote e não encontrar seu nome na lista da restituição do Imposto de Renda Pessoa, é recomendável acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração.