Antes de contratar um empréstimo consignado CLT, o tomador deve ter clareza da necessidade do crédito e avaliar se o seu perfil tem compatibilidade com a modalidade. (Foto: Adobe Stock)
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) retomou o grupo de trabalho (GT) do consignado, que deve construir uma metodologia definitiva para a definição do teto dos empréstimos consignados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A retomada do GT foi formalizada em reunião do colegiado na quinta-feira (28), em Brasília.
Atualmente, o teto de juros do consignado do INSS está em 1,85% ao mês, segundo estipulado pelo CNPS em março deste ano. As instituições financeiras, que também participam da decisão, pediram um teto de 1,99% ao mês, em razão da alta da Selic.
Também nesta quinta, o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Adroaldo da Cunha Portal, informou que, de janeiro a agosto deste ano, a Perícia Médica Federal realizou mais de 56 mil perícias em formato de mutirão em todo o Brasil. A maior parte dos atendimentos ocorreu no Maranhão: 6,7 mil. No Ceará e na Bahia, foram 6,2 mil perícias. No Rio de Janeiro, foram 4,7 mil. Em 2024, foram 47.634 perícias e em 2023, 14.296.