Santander troca 3 ações na carteira de setembro para dar lugar a Nubank (ROXO34), Itaú (ITUB4) e Mercado Livre (MELI34); veja quem sai e os outros 9 papéis para investir no mês
Analistas removeram as ações da WEG (WEGE3), Lojas Renner (LREN3) e Itaúsa (ITSA4); veja o que restou no portfólio
O banco preferiu remover as ações da WEG ao estimar que o crescimento de curto prazo parece limitado pela incerteza em torno dos investimentos de ciclo longo nos EUA. Além disso, a falta de novos projetos de energia renovável no Brasil e as pressões tarifárias sobre as exportações, que, em conjunto, limitam a expansão da margem e mantêm os papéis da companhia na Bolsa de Valores provavelmente dentro da faixa atual.
“Estamos adicionando o Nubank, pois acreditamos que a empresa reentrou em uma fase de crescimento, com uma recuperação da margem financeira, estabilização da qualidade do crédito e ventos favoráveis macroeconômicos de um menor impulso de suporte à Selic até 2026”, explicam Aline de Souza Cardoso e Guilherme Bellizzi Motta, que assinam o relatório do Santander.
Embora a dupla acredite que Lojas Renner tenha uma “execução sólida”, neste momento eles veem um potencial de crescimento maior na C&A, já que o desenvolvimento de suas iniciativas deve se traduzir em ganhos de participação de mercado. Por isso, os especialistas fizeram essa troca no portfólio.
Para a Itaúsa, os especialistas apontam a falta de gatilhos de alta para o papel, deixando a ação pouco interessante no momento. Para isso, o Santander está alocando o mesmo peso do portfólio no Itaú, que tem maior peso em índices passivos e deve se beneficiar mais diretamente da continuação da entrada de capital estrangeiro nos mercados emergentes.
Preço do petróleo motiva a redução da participação da Petrobras
No caso da Petrobras, a redução de participação na carteira aconteceu por causa da expectativa de baixo desempenho das empresas produtoras de commodities e o impacto dos elevados investimentos que estão pressionando o fluxo de caixa livre e a capacidade de pagamento de dividendos da estatal. No lugar de parte do espaço de Petrobras, os analistas colocaram as ações da Telefônica Brasil (Vivo), onde o oposto se aplica: forte entrega operacional e um caminho mais claro para dividendos mais altos.
“Por fim, também estamos adicionando ações ao Mercado Livre, onde a liderança em logística e as iniciativas de frete grátis estão sustentando a frequência de compras e os ganhos de participação de mercado”, argumentam Aline de Souza Cardoso e Guilherme Bellizzi Motta.