Especialista Marília Fontes fala em vídeo no YouTube sobre o Tesouro Direto em 2025: como começar, quando usar Tesouro Selic, Prefixado e IPCA+ e os erros que você deve evitar. (Foto: Ricardo Augusto)
O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional, em parceria com a B3, que permite investir em títulos públicos. Na prática, você empresta dinheiro para o governo financiar seus projetos e, em troca, recebe de volta o valor aplicado com um prêmio na forma de juros. Essa e outras principais explicações sobre o popular programa estão no vídeo com Marília Fontes, cofundadora da Nord Investimentos, em especial sobre a renda fixa.
Embora a poupançacontinue sendo a opção mais conhecida do brasileiro, os títulos públicos do governo se destacam por oferecer maior rentabilidade, segurança e flexibilidade para quem quer começar a investir. No final de 2024, o Tesouro Direto ultrapassou a marca de três milhões de investidores.
“Os títulos do Tesouro são considerados ‘livres de risco’, porque o governo pode usar diferentes estratégias para pagar a dívida, como emitir moedas, pegar empréstimos com entidades internacionais ou aumentar os impostos, diferentemente de um banco ou empresa”, diz Marília Fontes, co-fundadora da Nord Investimentos.
Em entrevista ao E-Investidor, publicada no YouTube, a especialista explica como funciona o Tesouro Direto, quais são os principais tipos de títulos e por que essa pode ser a escolha ideal para quem busca formar uma reserva de emergência ou dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.
Ela compara poupança e Tesouro Direto em termos de rendimento, risco, liquidez e tributação, e detalha por que considera que a primeira “não vale a pena nunca”.
No vídeo com a especialista em renda fixa, você também aprender ver como investir no Tesouro Selic para sua reserva de emergência, entender as vantagens do Tesouro Prefixado e do Tesouro IPCA+para proteger os ganhos da inflação e descobrir estratégias para evitar perdas mantendo seus títulos até o vencimento.
Assista e entenda por que o Tesouro Direto pode ser o ponto de partida para uma vida financeira mais organizada e rentável.