Os contratos futuros do petróleo operam em leve baixa, com possível movimento de realização de lucros, após subirem quase 5% na sessão anterior diante da perspectiva positiva para a atividade nos EUA e China, e do relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) estimando melhora para a demanda por petróleo.
Aqui no Brasil, o IGP-10 e dados do setor de serviços ficam no radar dos investidores, bem como o impasse no orçamento 2021 e o avanço da pandemia. Ainda assim, o exterior positivo pode dar novo impulso ao Ibovespa, que ontem retomou os 120 mil pontos pela primeira vez desde fevereiro.
Os mercados de câmbio e de juros futuros podem acompanhar também as quedas do dólar, no exterior, e do retorno dos Treasuries.
Agenda econômica 15/04
BRASIL: Serão divulgados os dados de Serviços de fevereiro,cuja mediana das estimativas é de 1,30% ante janeiro, quando a alta foi de 0,60%. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de evento virtual sobre fintechs, às 9h45. Mais cedo, saiu o IGP-10 de abril que ficou em 1,58% ante alta de 2,99% em março.
EUA: As vendas no varejo (9h45) e a produção industrial (10h15) dos Estados Unidos em março saem nesta manhã. Estão programados também discursos dos presidentes das distritais do Federal Reserve. Blackrock, Bank of America e Citigroup divulgam balanços do primeiro trimestre, antes da abertura das Bolsas de Nova York.
EUROPA: O índice de preços ao consumidor (CPI) da Alemanha subiu 0,5% em março ante fevereiro. Na comparação anual, o CPI alemão teve avanço de 1,7% no mês passado. Ambos os resultados confirmaram estimativas preliminares e vieram em linha com as projeções de analistas.
CHINA: À noite, serão divulgados vários indicadores de março, como as vendas no varejo, além do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre (23h).