Banco do Brasil lidera ganhos no Ibovespa após payroll dos EUA e sinalizações sobre política monetária favorecerem o setor financeiro. (Foto: Adobe Stock)
As ações dos bancos fecharam em alta nesta sexta-feira (5), com destaque para o Banco do Brasil(BBAS3), que avançou 3,57%, figurando entre as maiores altas do Ibovespa hoje. Bradesco (BBDC4) subiu 2,44%, Itaú (ITUB4) valorizou 1,11% e as units do Santander (SANB11) ganharam 3,55%, enquanto as do BTG Pactual (BPAC11) tiveram alta de 1,92%.
O índice de referência da Bolsa de Valoresbrasileira (IBOV) também acompanhou o movimento dos papeis do setor bancário ao subir 1,17%, aos 142.640,14 pontos, no maior nível de fechamento da história. Enquanto isso, as bolsas internacionais exibiram sinais mistos após a divulgação do payroll americano.
O movimento dos papéis dos bancos ocorre diante do clima de otimismo após o relatório payrolldos Estados Unidos mostrar criação de empregos abaixo do esperado pelo mercado financeiro. Além disso, o sócio da L4 Capital, Hugo Queiroz, afirmou que o setor financeiro também reagiu bem a comentários vindos dos EUA:
O mercado recebeu positivamente a sinalização de que o setor bancário ainda não deve sofrer sanções relacionadas à Lei Magnitsky aplicada ao ministro Alexandre de Moraes. Assim, as empresas terão tempo para se organizar.
Para Alison Correia, analista da Dom Investimentos, o dado divulgado hoje (5) não deve alterar a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) sobre os juros americanos neste mês. Segundo ele, “o que todo mundo quer saber é se em outubro e dezembro também poderá haver cortes”.