No último mês, o BB divulgou o seu balanço do segundo trimestre, um dos mais aguardados da temporada. O banco reportou um lucro líquido ajustado de R$ 3,8 bilhões, queda de 60,2% em relação a igual período de 2024. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês), que mede a rentabilidade do banco, foi um dos grandes destaques negativos, caindo 1.316 pontos porcentuais em um ano e 823 pontos porcentuais no trimestre, para 8,4%.
O BB também informou uma revisão do payout (porcentagem do lucro distribuída na forma de proventos) para 2025, fixando-o em 30%, via juros sobre o capital próprio (JCP) ou dividendos. Antes, a faixa estava entre 40% e 45%.
Veja a seguir a lista completa das ações mais negociadas por pessoas físicas na B3 em agosto:
Vale (VALE3) lidera negociações entre PJs e fundos
Entre os investidores pessoa jurídica (PJs), a Vale foi a ação com maior volume negociado. O papel também ficou no primeiro lugar quando considerados os investimentos feitos por fundos.
O Itaú (ITUB4), por sua vez, foi a ação mais negociada por investidores não residentes no Brasil, enquanto o Banco do Brasil liderou entre instituições financeiras.
Ranking geral
Na listagem geral, que não faz diferenciação pelo tipo de investidor, Vale e Petrobras ocuparam as primeiras posições em relação ao volume negociado em agosto. Em terceiro lugar, esteve Banco do Brasil, seguido por Itaú, em quarto, e Bradesco (BBDC4) na quinta colocação.
Em agosto, a Eletrobras (ELET3) voltou a ficar entre as dez ações mais negociadas da B3, após dez meses fora do levantamento mensal do DataWise+. A lista é composta ainda por Embraer (EMBR3) em sexto, BTG (BPAC11) em sétimo, B3 (B3SA3) em nono e Sabesp (SBSP3) em décimo.