

Sob um céu azul brilhante da Flórida, Breanna Banaciski ficou em frente a uma mansão, olhou para a câmera de vídeo que havia montado em um tripé e começou seu discurso. Ela abriu com um tom de irritação fingida.
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Sob um céu azul brilhante da Flórida, Breanna Banaciski ficou em frente a uma mansão, olhou para a câmera de vídeo que havia montado em um tripé e começou seu discurso. Ela abriu com um tom de irritação fingida.
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“Isso está ficando ridículo. Esta casa tem 650 metros quadrados. Nem consigo encaixá-la no quadro”, disse, censurando um palavrão antes de “quadro”. “Cinco quartos, seis banheiros, 3,5 milhões de dólares.”
Corte rápido para Banaciski deitada no chão, como se a pura extravagância das palavras a tivesse matado. Corte para ela de pé em um quarto grande. “Esta casa continua e continua e continua. Não acaba!” ela gritou, soando irritada. “É como a série ‘John Wick’.”
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Há uma piada sobre o “Titanic”, uma referência a festas do Diddy, outra piada sobre o tamanho decepcionante da piscina. Ela acaba incentivando os espectadores a contar aos amigos sobre o lugar, embora eles não possam pagar por ele. Porque isso vai irritá-los.
Se você não a conhecesse, poderia pensar que o vídeo de 1 minuto e 13 segundos era uma sátira profana e mordaz sobre a desigualdade de riqueza, realizada por uma comediante que pegou as chaves da casa de um milionário. Na verdade, Banaciski é uma corretora de imóveis licenciada, e este vídeo é um anúncio autêntico para aquela mansão em Belleair, Flórida.
Humor ácido e imóveis, como se vê, são uma combinação potente. Banaciski, 30 anos, conquistou uma enorme audiência nas redes sociais — cerca de 2,7 milhões de pessoas assistiram ao vídeo da propriedade de Belleair no TikTok, onde ela tem 328.000 seguidores (ela tem um pouco mais no Instagram). E enquanto a grande maioria assiste pelas risadas, um número surpreendente entra em contato interessado na compra.
No cambaleante mercado imobiliário de Tampa, Banaciski foi inundada com ligações de pessoas procurando uma casa. Tantas, de fato, que ela passou dezenas de potenciais clientes para colegas na imobiliária onde trabalha, o escritório de Lutz, Flórida, da Realty One Group Advantage.
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Até agora, ela vendeu três casas e tem quatro sob contrato, um começo muito forte para uma agente que obteve sua licença no final do ano passado, disse Dara Khoyi, o corretor proprietário da Realty One. “Ela é uma agente em ascensão”, afirmou, “que parece que vai bater alguns recordes.”
Banaciski, que mora com seu noivo em um subúrbio de Tampa, não previu nada disso. Ela começou a postar vídeos cômicos em março. Antes disso, havia gravado algumas visitas virtuais imobiliárias sem graça e ficou irritada quando menos de 200 pessoas as assistiram. Então, ela liberou o humor em um vídeo de uma casa recém-construída de cinco quartos em Lutz.
“Eu nunca poderia morar aqui. Primeiro, porque tem um inseto morto no chão”, disse, apontando para o animal no carpete. “E, segundo”, acrescentou, virando-se para olhar sobre o balcão interno e para baixo, no primeiro andar, “eu não gosto de alturas.” Para consternação de seu chefe, ela não censurou originalmente os palavrões. “Ela suavizou um pouco, e estou feliz com isso”, disse Khoyi. “Sempre que preciso de uma risada agora, olho para as postagens dela no Instagram.”
As pessoas encontram seus vídeos quando procuram por imóveis na Flórida, e agora ela está aparecendo nos feeds de fãs de comédia. Algumas produtoras de televisão entraram em contato. Em junho, ela assinou com um empresário em Hollywood, Lee Kernis, que trabalhou por décadas com comediantes e escritores. Ele e a Tornante Television, o estúdio por trás de “Bojack Horseman”, estão tentando conceber um programa em torno dela.
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“Você pode assistir a um monte de corretores imitando-a online agora e eles não têm ideia”, disse Kernis. “Ela sabe escrever uma piada e sabe como editar para entrar e sair rapidamente.”
Comédia e atuação têm sido as paixões de Banaciski desde criança; se ela tivesse o dinheiro, teria seguido o conselho de um professor de teatro que a incentivou a largar o ensino médio, mudar-se para uma grande cidade e tentar a sorte no showbiz.
Banaciski visita essas casas luxuosas com uma incredulidade de forasteira, o que acabou virando sua maior vantagem. Ela cresceu com cinco irmãos em uma casa em um subúrbio da Flórida. A eletricidade era ocasionalmente cortada, e condimentos eram às vezes a única comida na geladeira. Seu pai era um vendedor de carros em uma concessionária Honda, e se ele não vendesse nenhum produto, levava para casa um salário muito pequeno.
Ela foi para faculdade com medo de assumir US$ 50.000 em empréstimos estudantis. Passou por uma série de empregos — na Kmart, no Busch Gardens, no Kennedy Space Center, onde tirava fotos dos visitantes. Passou alguns anos na seção de veículos motorizados do escritório de coleta de impostos do Condado de Pasco, ganhando US$ 12 por hora.
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Quando um cara se aproximou de sua janela e disse que tinha acabado de comprar um Subaru, ela retrucou, “Bem, esse é o seu primeiro problema.”
Mais tarde ela trabalhou para uma empresa de semicondutores que vendia para fabricantes de placas de circuito. Por anos, ligou para clientes em potencial. Quando isso se tornou cansativo, se perguntou se poderia transformar sua paixão de tempo livre, navegar por casas no Zillow, em um emprego.
Antes de seus vídeos fazerem sucesso há alguns meses, os compradores eram tão escassos que ela pensou em desistir. O número de pessoas se mudando para a Flórida ainda é maior do que o número daqueles que estão saindo, mas o influxo diminuiu consideravelmente em relação a alguns anos atrás, disse Chen Zhao, chefe de pesquisa econômica na Redfin. Ao mesmo tempo, o banco de dados do Multiple Listing Service mostra de 10.000 a 15.000 novas listagens toda semana, aproximadamente quatro vezes a taxa histórica, disse Philip Simonetta, proprietário da Pier 21 Realty.
“Muitas pessoas estão tentando sacar seu patrimônio porque têm medo de perdê-lo à medida que o mercado está caindo”, disse Simonetta. “Os preços em partes da Flórida caíram 13%.” As altas taxas de juros são uma grande parte do problema. Furacões e inundações, agravados pela mudança climática, levaram a um aumento acentuado no custo do seguro residencial.
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A habilidade cômica e os algoritmos de mídia social permitiram que Banaciski prosperasse mesmo assim. Vendedores de casas no valor de US$ 1 milhão ou mais entram em contato porque querem o tratamento cômico insultuoso. Eles não buscam só um “esculacho”, estão realmente ali porque os vídeos de Banaciski podem multiplicar o número de visitantes virtuais por um fator de 1.000.
A gerência da Realty One não verifica seus vídeos. As únicas diretrizes que ela segue são questões de lei. Restrições de Habitação Justa proíbem agentes imobiliários de descrever bairros com termos como “seguro” ou “em ascensão”. Isso é proibido porque implica uma preferência por ou contra um certo tipo de comprador.
Jogar pelas regras deixa muito espaço para ela antagonizar praticamente todos — incluindo os proprietários de veículos grandes.
“Esta garagem é alta o suficiente para caber sua F-150 elevada”, disse ela no início de um vídeo para uma casa de três quartos em Tampa, “mas não alta o suficiente para preencher o vazio de quando seu pai partiu.”
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Esta história foi originalmente apresentada em Fortune.com e foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
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