Receita vai abrir consulta à lote de restituição para quem caiu na malha fina. Foto: Adobe Stock
A Receita Federal abrirá nesta terça-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2025. Esse lote engloba contribuintes que enviaram a declaração em atraso ou que caíram na malha fina, mas resolveram o problema.
Como mostramos aqui, neste ano, a autarquia concluiu, de forma antecipada, o pagamento de todas as restituições do IR correspondentes às declarações entregues dentro do prazo e sem inconsistências. A eficiência no processamento dos documentos permitiu que os contribuintes recebessem o dinheiro até o quarto lote, pago em 29 de agosto.
Quem recebe o quinto lote de restituição?
Agora, no quinto lote, a Receita deve pagar R$ 1.035.303.774,57 para 387.277 contribuintes no dia 30 de setembro. Veja quem entra:
15.604 idosos acima de 80 anos;
66.637 idosos entre 60 e 79 anos;
6.968 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
16.926 contribuintes cuja maior fonte de renda seha o magistério;
234.920 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida e/ou optado por receber a restituição via Pix;
46.222 contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição do IR 2025?
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Se identificar algum erro na declaração, o contribuinte pode retificar o documento, corrigindo as informações equivocadas.
A Receita Federal paga restituições apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. As rotinas de segurança impedem o pagamento caso ocorra erro nos dados bancários informados ou algum problema na conta do destinatário.
Problemas para receber a restituição
Caso a conta informada pelo contribuinte tenha sido cancelada ou encerrada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
É possível reagendar o crédito do dinheiro pelo Portal BB, acessando o site da instituição ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones:
4004-0001 (capitais);
0800-729-0001 (demais localidades);
0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Ao utilizar esse serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Depois, precisa aguardar nova tentativa de crédito.
Como solicitar restituição não resgatada?
Caso a pessoa não resgate a sua restituição do Imposto de Renda 2025 no prazo de um ano, deverá solicitar o valor pelo portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”. Dentro dele, basta ir em “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.