A S&P Global atribuiu à Vibra Energia (VBBR3) um rating (avaliação que mostra o risco de crédito de uma empresa) em escala Global (BBB-), com perspectiva estável, classificação acima do rating soberano do Brasil. Com esse resultado, a companhia passa a obter um rating equivalente a grau de investimento (investment grade), informou a companhia por meio de comunicado ao mercado.
De acordo com a classificadora, os ratings atribuídos à Vibra refletem a melhoria nos volumes e nas margens nos próximos trimestres, beneficiando-se de sua forte posição no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis, com cobertura nacional e uma extensa rede logística.
Esses fatores devem contribuir para o crescimento do Ebitda (lucro antes de juros, depreciação, amortização e impostos) e para uma geração consistente de fluxo de caixa ao longo dos próximos períodos.
“A perspectiva estável reflete nossa expectativa de que o aumento do Ebitda e a geração consistente de caixa irão melhorar a alavancagem ajustada até o final de 2025 e em 2026, enquanto a Vibra Energia (VBBR3) mantém uma confortável posição de liquidez”, conclui a agência de risco.