Calendário econômico da semana (Foto: Adobe Stock)
O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (29) a sexta-feira (3), traz eventos importantes nacionais e internacionais para os investidores manterem no radar. Entre eles estão dados relevantes sobre o mercado de trabalho e a atividade industrial no Brasil, fundamentais para calibrar as expectativas em relação à política monetária.
A semana começa com destaque para o Brasil. Tradicionalmente, às 8h30, na segunda (29), o Brasil divulga o Boletim Focus, com as expectativas do mercado em relação à dados de atividade econômica do País.
Também na segunda, será divulgado o Caged de agosto, com expectativa de criação líquida de cerca de 167 mil vagas formais, abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. O mercado também acompanhará a divulgação do resultado primário do Governo Central e o relatório da dívida pública federal, além do IGP-M – conhecido como inflação do aluguel -, divulgado e calculado pela Fundação Getulio Vargas, e das sondagens setoriais, também pela FGV. No mesmo dia, o México publica a taxa de desemprego de agosto e a China divulga a leitura final do seu PMI composto de setembro.
Na terça-feira (30), os investidores voltam a atenção para a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) no Brasil, que deve ou não confirmar a resiliência do mercado de trabalho. A Alemanha divulga sua taxa de desemprego e a prévia do índice de preços ao consumidor, enquanto o Chile apresenta sua taxa de desemprego de agosto. Nos Estados Unidos, a agenda traz a divulgação do relatório JOLTS de vagas em aberto, acompanhado do índice de confiança do consumidor.
Na quarta-feira (1º) o destaque doméstico é o PMI da indústria de transformação, que deve indicar leve retração, refletindo a dificuldade do setor em sustentar crescimento no curto prazo. O dia também traz o fluxo cambial semanal e índices de confiança da FGV. Nos Estados Unidos, a agenda é carregada: o mercado acompanha os dados de emprego privado da ADP, o PMI industrial e o índice ISM da indústria. A Europa também divulga a prévia da inflação de setembro, enquanto a Alemanha confirma seu PMI industrial.
Na quinta-feira (2), a agenda internacional ganha mais força. Nos Estados Unidos, serão conhecidos os pedidos semanais de auxílio-desemprego, que servirão de termômetro adicional para o payroll. Já na Zona do Euro, sai a taxa de desemprego de agosto. No Brasil, a agenda é mais leve, com a divulgação do IPC da Fipe e os números de emplacamentos de veículos pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
O fechamento da semana, na sexta-feira (3), será movimentado. No Brasil, o IBGE divulga a Produção Industrial de agosto. O mercado também acompanha o PMI composto da S&P Global. Já nos Estados Unidos, o grande destaque será a divulgação do payroll de setembro, que vem acompanhado da taxa de desemprego e dos ganhos médios por hora. Esses números devem pautar as expectativas sobre a condução da política monetária pelo Federal Reserve. Na Europa, saem os índices de preços ao produtor e os PMIs de serviços da Alemanha e da Zona do Euro.
Agenda Econômica da Semana
Segunda-feira, 29 de setembro
Brasil
08:00 – FGV: IGP-M (set)
08:00 – FGV: Sondagem do Comércio (set)
08:00 – FGV: Sondagem de Serviços (set)
08:25 – BCB: Relatório Focus (semanal)
08:30 – BCB: Nota à Imprensa – Política Monetária e Operações de Crédito (ago)
09:00 – BCB: Pesquisa Firmus (3º tri)
15:00 – Secex: Balança Comercial (semanal)
A definir – CAGED: Emprego Formal (ago) – previsão: +167 mil
A definir – Tesouro: Resultado Primário do Governo Central (R$ 20 bi)
A definir – Tesouro: Relatório da Dívida Pública Federal (ago)
Zona do Euro
06:00 – Confiança do Consumidor (set)
México
09:00 – Taxa de Desemprego (ago)
China
22:45 – Caixin: PMI Composto (set) – final
Terça-feira, 30 de setembro
Brasil
08:30 – BCB: Nota à Imprensa – Política Fiscal (ago)