Bradesco Asset adia previsão de corte da Selic e vê início do ciclo apenas em março
Gestora projeta que o Banco Central só deve iniciar a redução dos juros em março de 2026, com corte de 0,5 ponto; expectativa reflete cautela diante do ritmo lento de desinflação
A Bradesco Asset revisou suas projeções e agora espera que o Banco Central inicie o ciclo de corte da Selic apenas em março, com redução de 0,5 ponto percentual. (Imagem: Adobe Stock)
A Bradesco Asset considera que as sinalizações recentes sobre a política monetária indicam que o início do processo de redução no juro básico deverá ser adiado. Agora, o banco tem a expectativa de que o Comitê de Política Monetária (Copom) inicie o corte na taxa Selic em março, em uma redução de 0,50 ponto percentual.
“A comunicação do Copom pesou para essa revisão de cenário mais do que o comportamento da economia, que a nosso ver seguiu em linha com o esperado”, justifica a gestora em relatório. A projeção do Bradesco é de Selic a 12% ao fim de 2026.
Na visão da Bradesco Asset, a estratégia do Banco Central consiste em mirar a consolidação do processo de desinflação. Ou seja, a autarquia dependerá de evidências mais concretas antes de reverter o atual curso da política monetária. A gestora cita a necessidade de “mais evidências sobre a reversão do hiato de produto; queda adicional dos núcleos de inflação e das expectativas; e segurança que os impulsos fiscais contratados para o início do próximo ano não ameaçarão esse processo”.
Segundo o relatório, o processo de desinflação tem ocorrido de forma relativamente difusa, tanto em bens quanto em serviços, e de forma mais lenta do que o observado no segundo trimestre deste ano. A apreciação da taxa de câmbio; a queda dos preços de commodities; a redução dos preços internos de alimentos; a desaceleração da atividade e a gradual redução das expectativas de inflação — ainda que permaneçam acima da meta — têm contribuído para esse processo.