

Vivemos em uma era tecnológica em que quase tudo é feito por meio do celular, inclusive a administração das contas financeiras. Mas e quando o aplicativo do banco fica fora do ar? O usuário perde o acesso ao seu próprio dinheiro?
Publicidade
Vivemos em uma era tecnológica em que quase tudo é feito por meio do celular, inclusive a administração das contas financeiras. Mas e quando o aplicativo do banco fica fora do ar? O usuário perde o acesso ao seu próprio dinheiro?
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O aplicativo de um banco ou instituição financeira pode ficar fora do ar por diversos motivos. Essa instabilidade, que costuma ser temporária e causada por problemas técnicos pontuais, pode causar certos transtornos aos clientes. Por isso, é fundamental saber o que fazer nestes casos.
A Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) destacou algumas dicas sobre o que fazer quando o aplicativo não está disponível, principalmente em uma situação onde a pessoa precise acessar o seu dinheiro. Confira abaixo:
Se o problema afetar o seu acesso online, tente ligar para o número de telefone escrito no verso do seu cartão ou no seu extrato. Aqui, é importante tomar cuidado para não cair em fraudes. Não ligue para números enviados por e-mails ou SMS, pois podem não terem sido enviados pelo próprio banco e sim, por golpistas.
Verifique se foram realizados pagamentos ou saques automáticos durante a interrupção do serviço. Se forem cobradas taxas por ações tomadas durante a interrupção do sistema, comunique isso ao banco e solicite a anulação das mesmas.
Publicidade
Também é possível pedir o estorno de valores cobrados por multas ou insuficiência de fundos que tenham sido cobrados enquanto o aplicativo do banco estava fora do ar.
Se a interrupção do aplicativo afetar o seu cartão bancário, tente outros recursos para usar o seu dinheiro, como emitindo um cheque ou retirando o dinheiro em espécie.
Em momentos como esse, é possível recorrer ao seu fundo de emergência, caso tenha um. Segundo o Go Banking Rates, o ideal que é cada pessoa tenha um fundo que corresponda a um salário em uma conta poupança separada.
Outro ponto importante é entrar em contato com a empresa para solicitar ajuda e pedir informações. Ligue para o seu banco ou instituição financeira para entender o que está acontecendo e se há alguma previsão de retorno à normalidade do aplicativo.
Colaborou: Cecília Mayrink.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador