Veja como está a operação nas Bolsas de NY hoje (Foto: Adobe Stock)
O índice Dow Jones fechou em queda nesta sexta-feira (10). O pessimismo respingou nos demais indicadores das Bolsas de Nova York. A perda de tração aconteceu em meio ao anúncio do presidente Donald Trump dizendo que os EUA calculam “grande aumento de tarifas” sobre a China como resposta às medidas “hostis” de Pequim.
O movimento aconteceu depois de Wall Street cair de forma generalizada na quinta-feira (9). Hoje investidores digeriram a pesquisa da Universidade de Michigan sobre confiança do consumidor nos EUA e expectativas de inflação. Ainda continuou no radar o shutdown do governo Trump, que entrou em seu décimo dia.
Traders agora aguardam a nova leva de balanços trimestrais da próxima semana, que deve testar o fôlego das ações.
Odólar hoje caiu ante o iene após o partido Komeito anunciar sua saída da coalizão governista do Japão e dizer que não apoiará Sanae Takaichi, recém-eleita líder do Partido Liberal Democrata (PLD), para o cargo de primeira-ministra. Depois de acumular ganhos ao longo da semana, a moeda americana também se enfraqueceu em relação ao euro e à libra.
Dow Jones hoje: o que ficou no radar dos investidores nesta sexta (10)
Trump ameaça sobretaxar a China mais severamente
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que seu governo “está calculando um grande aumento das tarifas sobre produtos da China”, em resposta ao que classificou como um movimento “hostil” de Pequim para restringir exportações de elementos estratégicos. Segundo ele, “há muitas outras medidas de retaliação em consideração” contra o país asiático.
Em publicação na Truth Social, Trump declarou que “coisas muito estranhas estão acontecendo na China”, que estaria “se tornando muito hostil” e enviando cartas a governos de todo o mundo para anunciar planos de controle sobre exportações ligadas às terras raras — e “praticamente qualquer outra coisa em que consigam pensar”.
O republicano afirmou que tais restrições poderiam “travar os mercados e tornar a vida difícil para praticamente todos os países do mundo, especialmente para a própria China”.
O presidente disse ter sido procurado por outros países “extremamente irritados”, sem citar quais, com o que chamou de “grande hostilidade comercial”, acrescentando que o relacionamento entre Washington e Pequim “vinha sendo muito bom nos últimos seis meses” — o que tornaria o gesto chinês ainda mais surpreendente, para ele.
Sentimento do consumidor cai em outubro
O índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos elaborado pela Universidade de Michigan caiu para 55,0 em outubro, ante 55,1 em setembro, segundo levantamento preliminar divulgado pela instituição nesta sexta-feira. O resultado ficou abaixo da previsão de analistas consultados pela FactSet, de 55,8.
Publicidade
A pesquisa mostrou ainda que a expectativa de inflação em 12 meses caiu de 4,7% em setembro para 4,6% em outubro. Já para o horizonte de cinco anos, a expectativa de inflação seguiu em 3,7% na mesma comparação mensal.
Veja a operação em Nova York hoje
No fechamento, o Dow Jones caiu 1,9%, o S&P 500 recuou 2,71% e o Nasdaq teve perdas de 3,56%. Já o índice DXY do dólar – que acompanha as flutuações da moeda americana em relação a outras seis divisas relevantes – registrou baixa de 0,58%, a 98,961 pontos.
*Com informações de Sergio Caldas e Pedro Lima, do Broadcast