Os fundadores do Reddit venderam a rede social por apenas US$ 10 milhões antes de ela se tornar um gigante avaliado em quase US$ 40 bilhões. Saiba por que eles não se arrependem. (Imagem: Adobe Stock)
Com mais de 110 milhões de usuários ativos diários e um valor de mercado de quase US$ 40 bilhões, o Reddit é um gigante no mundo das redes sociais. Mas, ao contrário de Mark Zuckerberg ou Evan Spiegel, os cofundadores do Reddit nunca se tornaram bilionários junto com sua criação.
Isso porque, apenas alguns meses depois de os colegas de quarto da Universidade da Virgínia, Alexis Ohanian e Steve Huffman, lançarem a empresa em 2005, eles a venderam para a Condé Nast por apenas US$ 10 milhões.
Olhando para trás, para o quão bem-sucedida a plataforma é agora, pode parecer surpreendente que eles tenham vendido tão prematuramente — e Ohanian até admitiu que foi um pouco ingênuo. Mas a vida do então jovem de 23 anos era tudo, menos simples. Sua namorada na época havia entrado em coma, seu cachorro morreu e sua mãe foi diagnosticada com câncer cerebral terminal.
“Como um CEO de primeira viagem recém-saído da faculdade, você se sente invulnerável, se sentindo muito bem por construir esse negócio”, Ohanian relembrou à Wired em agosto. “E então todas essas coisas acontecem. E, em particular, quando minha mãe foi diagnosticada, realmente colocou a mortalidade em uma nova perspectiva para mim.”
Além disso, na época, US$ 10 milhões também pareciam uma mudança de vida para os jovens adultos. Ohanian tinha visto Zuckerberg recusar a oferta de US$ 1 bilhão do Yahoo pelo Facebook e achou absurdo recusar esse tipo de dinheiro. Para Ohanian, a ideia de criar milhões em valor em um curto período de tempo era mais do que suficiente.
“Se for para dizer algo, eu era muito ingênuo“, disse Ohanian. “Você tem que considerar a criação de US$ 10 milhões em valor em 16 meses. Quando recebemos a oferta pela primeira vez, eu pensei: não faz nem um ano. Isso é mais dinheiro do que meus pais vão ganhar em toda a vida de trabalho deles.”
Ohanian e Huffman se tornaram bem-sucedidos de qualquer forma e redefiniram o que significa sucesso mesmo sem o status de bilionários. Os fundadores do Reddit encontraram novos caminhos para o triunfo.
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Huffman eventualmente retornou ao Reddit e liderou a empresa como CEO pela última década. Ohanian, por sua vez, tornou-se um proeminente investidor de tecnologia e defensor dos esportes femininos.
Além do dinheiro e dos marcos na carreira, Ohanian falou sobre uma nova geração de CEOs que não se arrependem tanto de oportunidades de negócios perdidas quanto de tempo com suas famílias. “Eu gostaria de ter passado mais tempo com meus filhos”, ele lembrou deles dizendo.
“CEOs ao meu redor estão começando a entender isso e querem ser líderes incríveis, parceiros e pais”, ele acrescentou.
Até mesmo Sam Altman, CEO da OpenAI — a empresa privada mais valiosa do mundo —, ecoou recentemente esse sentimento após se tornar pai. “É a melhor coisa, a mais incrível de todas”, ele disse à Bloomberg. “E isso reorganizou totalmente todas as minhas prioridades.”
O dilema da startup: vender ou segurar?
O dilema da startup: vender ou segurar? A decisão dos fundadores do Reddit de vender cedo está longe de ser única: é um cruzamento familiar no Vale do Silício, onde os empreendedores devem decidir entre um pagamento garantido ou arriscar tudo por recompensas potencialmente muito maiores.
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O YouTube é outro exemplo. Pouco mais de um ano após sua criação, os cofundadores Chad Hurley, Steven Chen e Jawed Karim aceitaram uma oferta do Google para comprar a plataforma de compartilhamento de vídeos por US$ 1,65 bilhão. No entanto, com sua avaliação hoje sendo mais próxima de 550 bilhões de dólares, o YouTube cresceu cerca de 333 vezes (não ajustado pela inflação).
O Instagram também foi vendido menos de dois anos após sua fundação. O Facebook ofereceu cerca de US$ 114 bilhões pelo aplicativo de compartilhamento de fotos, divididos entre seus dois cofundadores, Kevin Systrom e Mike Krieger, bem como investidores e menos de uma dúzia de funcionários.
E, embora o pagamento tenha sido substancial, não foi tão gratificante para os cofundadores quanto eles anteciparam.
“Acho que a maior lição… ao entrar em uma quantidade considerável de dinheiro bem rapidamente, foi que o dinheiro em si não é um fim”, disse Systrom no SXSW em 2019. “Ele não te faz feliz. Não resolve problemas de saúde. Ele pode ajudar nessas coisas.”
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Esta história foi originalmente apresentada em Fortune.com e foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.