Bitcoin cai 3,5% e ethereum recua 4,5% nesta quarta (29) após corte de juros pelo Fed. Comentários de Jerome Powell aumentam cautela e esfriam o otimismo do mercado cripto. (Imagem: Adobe Stock)
O bitcoin e outras criptomoedas recuavam nesta quarta-feira (29), em meio à reação ao anúncio de flexibilização monetária pelo Federal Reserve (Fed). A decisão era acompanhada por comentários do presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, que disse que uma redução dos juros na reunião de dezembro não está garantida.
Por volta das 16h (em Brasília), o bitcoin tinha queda de 3,50%, a US$ 111.339,78, e o ethereum caía 4,50%, a US$ 3.949,79, de acordo com a plataforma Coinbase.
Oscilando desde a madrugada, o bitcoin acelerou queda no fim da manhã. A divulgação de um novo corte nos juros de 25 pb (pontos-base) pelo Fed animou investidores inicialmente e a moeda digital registrou leve recuperação, mas sem sair do vermelho. Com falas de Powell sugerindo que um caminho mais cauteloso pode ser tomado daqui para frente, o bitcoin voltou a cair.
Para analistas da FxPro, o contraste entre as perdas do mercado de ativos digitais e os ganhos recordes dos índices acionários registrados nos últimos dias apontam uma “fragilidade do sentimento dos investidores globais, por trás da aparente positividade geral”.
Para dar suporte a um crescimento contínuo do bitcoin, o Glassnode afirmou à FxPro que é necessário um aumento na atividade on-chain e um crescimento no volume de negociação, com entrada significativa de capital.
Investidores aguardam agora a reunião de hoje à noite entre os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, com expectativas de que um acordo seja alcançado.