Black Friday de 2025
A Black Friday de 2025 deve acontecer no dia 28 de novembro, seguindo o costume da última sexta-feira do mês, sempre um dia depois do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, conforme o portal da Serasa.
Mas, para aqueles que gostam de uma boa promoção progressiva, algumas marcam tendem a ampliar a data para a semana inteira, chamada de Black Week, ou até o mês de novembro inteiro.
Black Friday no e-commerce
De 2019 para 2022, os compradores online cresceram de 61,8 milhões para 108,9 milhões, segundo uma pesquisa do Departamento de Gestão Pública da Universidade Federal do Paraíba (UFPB). Ainda, entre esses anos, o setor foi de R$ 90 bilhões para cerca de R$ 262 bilhões, com destaque para a Black Friday, que quase dobrou de valor no mesmo período.
O estudo concluiu que, depois da pandemia de Covid-19, o e-commerce se tornou um dos principais motores do varejo brasileiro e, assim, um grande foco da Black Friday.
Já, conforme o artigo da revista Gestão Contemporânea intitulado “O surgimento da Black Friday e os impactos da ação promocional sobre as compras de final de ano”, cerca de 64% dos consumidores brasileiros entrevistados já compraram em alguma edição da Black Friday. Esse dado reflete os dados coletados de 663 consumidores de 21 estados brasileiros, após a data em 2021.
O que mais compram na data?
A pesquisa publicada no Gestão Contemporânea revelou outros pontos sobre o comportamento dos consumidores na Black Friday:
- 81% das pessoas compram para uso pessoal e 29% para casa, carro ou trabalho, o que indica a predominância de produtos utilitários (eletrônicos, eletrodomésticos, tecnologia, etc.);
- A maior parte dos consumidores declarou comprar produtos planejados, ou seja, itens que já pretendiam adquirir e aguardaram os descontos da data — o que indica predominância de bens de maior valor;
- Os consumidores tendem a planejar as compras, mas também adquirem itens por impulso quando percebem descontos vantajosos.
Apesar de compras por impulso serem comuns na data, o artigo da Serasa destacou que é importante definir um teto de gastos claro, monitorar se o preço dos produtos realmente apresentam descontos consideráveis e verificar se a compra não compromete seu orçamento mensal.
Colaborou: Yara Vilela.