• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Maioria dos brasileiros não busca apoio profissional para finanças pessoais, aponta pesquisa

Os dados mostram um potencial de crescimento expressivo para o setor, segundo a Planejar

Por Bruna Camargo

04/11/2025 | 12:23 Atualização: 04/11/2025 | 12:23

O objetivo das finanças pessoais é entender o fluxo de dinheiro para tomar decisões mais conscientes. (Foto: Adobe Stock)
O objetivo das finanças pessoais é entender o fluxo de dinheiro para tomar decisões mais conscientes. (Foto: Adobe Stock)

A busca por apoio de profissionais para tomada de decisões na vida financeira ainda é baixa no Brasil, o que pode indicar um espaço potencial a ser ocupado por planejadores financeiros. Seis em cada dez brasileiros (57%) afirmam não contar com ajuda em suas finanças pessoais. A maior parte busca informação por conta própria (34%) e 23% nunca pensaram no assunto.

Leia mais:
  • “No Brasil, há 1,2 mil lugares mapeados onde poderíamos abrir uma nova farmácia”, diz CEO da Pague Menos
  • As melhores ações para investir em novembro: Itaú, Vale e uma elétrica despontam entre as recomendações
  • Documento contradiz Ambipar sobre culpa de ex-CFO no processo de recuperação judicial
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os dados constam na primeira edição da pesquisa “O planejamento financeiro do brasileiro: da consciência à prática“, encomendada pela Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar) ao Datafolha e divulgada hoje.

Entre os brasileiros que procuram apoio profissional, 42% o fazem por estarem enfrentando problemas financeiros e 40% buscam mais conhecimento. A pesquisa revela também que os jovens de 18 a 24 anos são os mais abertos a buscar ajuda (58%), seguidos pelos de maior renda, especialmente das classes A e B.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Apenas 2% dos entrevistados já contrataram um planejador financeiro, enquanto 49% considerariam fazê-lo. Os principais motivos mencionados são a organização da vida financeira (24%), o esclarecimento de dúvidas (17%), a solução de burocracias (12%) e o controle de gastos (11%). Apenas 10% mencionam que o principal objetivo seria investir melhor.

“Essa situação evidencia a grande oportunidade para a atuação dos planejadores financeiros pessoais. Apoio especializado, nesse caso, pode encurtar o caminho para as pessoas que estão buscando esse equilíbrio na vida financeira. É nosso papel explicar que esse tipo de serviço é fundamental e acessível a grande parte da população”, afirma Ana Leoni, presidente executiva (CEO, na sigla em inglês), da Planejar.

Entre os que não pretendem contratar, 20% acreditam conseguir se planejar sozinhos, enquanto 16% alegam não ver necessidade e outros 16% acreditam não ter recursos para pagar pelo serviço.

Os dados mostram um potencial de crescimento expressivo para o setor, segundo a Planejar. Nas classes A e B, 72% e 55%, respectivamente, afirmam que contratariam um planejador, índice que cai para 35% entre pessoas com mais de 61 anos. “A pesquisa nos mostrou que a percepção de planejamento não garante resultado. É nesse espaço de contradição que o profissional CFP encontra oportunidade”, diz a CEO da Planejar.

A pesquisa sobre planejamento financeiro ouviu duas mil pessoas em todo o Brasil, em um universo de pessoas com mais de 18 anos, das classes A, B e C, e com acesso à internet. A coleta de dados foi realizada de 16 a 29 de julho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Brasil
  • controle das finanças
  • planejamento financeiro
Cotações
08/04/2026 11h34 (delay 15min)
Câmbio
08/04/2026 11h34 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Após Raízen e GPA: as empresas que mais preocupam o mercado financeiro hoje

  • 2

    Dividendos viram ‘colchão’ na Bolsa: veja as carteiras recomendadas para abril

  • 3

    32 fundos imobiliários de crédito estão baratos; veja como aproveitar sem cair em armadilhas

  • 4

    As maiores pagadoras de dividendos de 2026: quem lidera e quais podem sustentar retornos de até 17%

  • 5

    BB aposta em crédito sustentável sob pressão por resultado financeiro: 'Estamos construindo relações de longo prazo', diz VP

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Logo E-Investidor
Posso alterar o saque-aniversário para saque-rescisão a qualquer momento, após a antecipação?
Imagem principal sobre o Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Logo E-Investidor
Ressarcimento de desconto INSS: o que acontece se não for apresentada uma resposta?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: existe um prazo limite para usar o valor depositado?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: não realizei o saque por seis meses, posso perder o benefício?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: não realizei o saque por seis meses, posso perder o benefício?
Imagem principal sobre o Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Logo E-Investidor
Quem tem PIS recebe o abono salarial?
Imagem principal sobre o Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Logo E-Investidor
Sou trabalhador avulso, tenho direito ao saque do FGTS?
Imagem principal sobre o Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Logo E-Investidor
Bolsa Família suspenso? Entenda se a suspensão resulta na perda do valor
Imagem principal sobre o Bolsa Família bloqueado? Veja como evitar a perda do benefício
Logo E-Investidor
Bolsa Família bloqueado? Veja como evitar a perda do benefício
Últimas: Comportamento
1º de abril: quais as mentiras que te contam sobre empreender?
Comportamento
1º de abril: quais as mentiras que te contam sobre empreender?

Estudo global coloca o Brasil entre os países com maior espírito empreendedor, mas especialistas alertam as maiores barreiras para o sucesso

01/04/2026 | 08h54 | Por Ana Ayub
Moody’s: conflito prolongado no Oriente Médio pode gerar impactos globais no crédito
Comportamento
Moody’s: conflito prolongado no Oriente Médio pode gerar impactos globais no crédito

Segundo relatório, a agência destaca que um cenário de perturbação prolongada manteria a energia cara e pressionaria cadeias de suprimento

31/03/2026 | 15h10 | Por Pedro Lima
Correr pode melhorar sua vida financeira? Disciplina do exercício já muda decisões com dinheiro
Comportamento
Correr pode melhorar sua vida financeira? Disciplina do exercício já muda decisões com dinheiro

Pesquisa da Creditas, em parceria com a Opinion Box, analisa saúde física e sucesso financeiro dos brasileiros

31/03/2026 | 13h24 | Por Igor Markevich
Brasileiro quer guardar dinheiro, mas não consegue: cansaço e falta de rotina travam finanças em 2026
Comportamento
Brasileiro quer guardar dinheiro, mas não consegue: cansaço e falta de rotina travam finanças em 2026

Pesquisa da Creditas divulgada nesta terça-feira (31) mostra que a maioria das pessoas no País inicia 2026 sob pressão simultânea nas finanças e na saúde mental

31/03/2026 | 10h00 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador