A montadora italiana Ferrari vai lançar um novo token de criptomoeda. (Foto: Adobe Stock)
Como a Ferrari está atraindo jovens ricos do setor de tecnologia? Por meio de um novo token de criptomoeda, é claro. Os fãs mais abastados da marca agora poderão usar o novo ativo digital para dar lances em um Ferrari 499P, o carro que venceu três edições consecutivas de Le Mans, segundo a Reuters.
A fintech italiana Conio vai colaborar com a montadora para lançar o “Token Ferrari 499P”. Quem possuir o token fará parte do Hyperclub, um grupo reservado a apenas 100 dos clientes mais exclusivos, que poderão negociar entre si e disputar lances pelo modelo de corrida.
A Ferrari não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A marca, que está prestes a lançar seu primeiro veículo totalmente elétrico, não é novata no universo cripto. Em 2023, a Ferrari começou a aceitar Bitcoin e Ethereum como forma de pagamento por seus carros.
Carros de luxo e criptomoedas historicamente andam lado a lado — ou, neste caso, pé no acelerador. Em 2018, surgiu um meme popular chamado “When Lambo”, que fazia referência ao momento em que um milionário de Bitcoin poderia vender criptomoedas o suficiente para comprar um Lamborghini de US$ 425 mil. Existem até sites que calculam quantos Bitcoins seriam necessários para adquirir o carro de luxo.
O número de pessoas no setor cripto capazes de comprar carros de luxo só aumentou, à medida que a indústria vive um mercado de alta sem precedentes, impulsionado em parte pelo apoio do governo Trump. No último ano, o preço do Bitcoin mais que dobrou, de cerca de US$ 60 mil em outubro passado para cerca de US$ 125 mil no mês passado.
A Ferrari está longe de ser a única grande marca a apostar em estratégias de marketing baseadas em cripto nos últimos anos — embora os resultados anteriores tenham sido mistos. Em 2022, o Starbucks lançou um NFT, mas encerrou o programa 18 meses depois. Outro exemplo foi o acordo da corretora FTX, que comprou os direitos de nomeação da arena do Miami Heat. Quando a exchange entrou em colapso em 2022, o contrato também foi cancelado poucos meses depois.
Apesar dos tropeços de outras marcas, a Ferrari enxerga sua nova aposta em cripto como uma forma de fortalecer o vínculo com seus clientes mais fiéis.
“Trata-se de reforçar o senso de pertencimento entre nossos clientes mais leais”, disse à Reuters o diretor de marketing e comercial da Ferrari, Enrico Galliera.
Esta história foi originalmente apresentada na Fortune.com
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