A ação visa auxiliar os moradores cidade de Rio Bonito do Iguaçu (Foto: Adobe Stock)
Na noite da última sexta-feira (07), um tornado atingiu o estado do Paraná. De acordo com reportagem da Agência Brasil, 90% das estruturas de áreas urbanas da cidade de Rio Bonito do Iguaçu foram afetadas. Após a destruição, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipou o pagamento de beneficiários que são moradores do município.
Em nota, o Ministério da Providência Social (MPS) destacou que os segurados residentes de Rio Branco do Iguaçu poderão solicitar a antecipação dos valores mensais de benefícios assistenciais. Além disso, foi ressaltado que equipes do INSS prestarão atendimento e orientação no local.
Além da ação do MPS, o Governo do Estado do Paraná sancionou um auxílio para famílias atingidas pelo tornado. Conforme o portal do estado, o novo texto altera o Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap) como uma forma de auxiliar as famílias das cidades atingidas pelo tornado.
Rio Bonito do Iguaçu
A situação no Paraná resultou em estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu. A cidade, que fica no centro-sul do Paraná, foi destruída pelo tornado e teve seis mortos e 432 pessoas feridas, segundo a Agência Brasil.
Com duas escolas estaduais da cidade destruídas pelo vento, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi suspensa na cidade, conforme reportagem da Agência. O primeiro dia de provas deveria acontecer no domingo, como no restante do país.
Outras cidades, como Guarapuava e Turvo, tiveram ventos em torno de 200 km/h, classificados na categoria F2. Segundo a página do National Weather Service (NWS), a escala Fujita original — que avalia a intensidade de tornados — possui seis categorias escalonadas, que vão de F0 a F5, sendo o tornado de Rio Bonito do Iguaçu considerado um de danos severos.