Realização de lucros em ações de tecnologia, após venda da fatia do SoftBank na Nvidia, pesa sobre o humor dos investidores nesta terça-feira (11). (Foto: Adobe Stock)
O rali observado ontem (10) nas bolsas globais, impulsionado pelo otimismo em torno de um possível acordo para encerrar o shutdownnos Estados Unidos, perde força nesta manhã de terça-feira (11). Ainda assim, o viés permanece levemente positivo nas principais praças europeias.
Entre os destaques, o setor de tecnologia passa por um movimento de realização de lucros, após a notícia de que o SoftBankvendeu sua participação na Nvidiapor US$ 5,8 bilhões. A operação reacende dúvidas sobre as elevadas avaliações que têm sustentado o rali das ações ligadas à inteligência artificial.
Nos demais mercados, o dólar interrompe uma sequência de quatro quedas e volta a subir frente a outras moedas. O feriado do Dia dos Veteranos mantém os mercados de Treasuriesfechados. Já os contratos futuros de petróleo avançam, enquanto o minério de ferro negociado em Dalian registrou alta de 0,20% durante a madrugada, sendo cotado a US$ 107,15 por tonelada.
Mais uma vez, os sinais vindos do exterior devem testar o fôlego do mercado local, que acumula 14 sessões consecutivas de valorização. No momento, o ETF EWZ opera estável, com leve viés de alta. Entre os fatores que devem influenciar os negócios ao longo do dia estão a divulgação da ata do Copom e os dados oficiais de inflação.