O saque calamidade do FGTS pode ser feito em caso de enchentes, alagamentos e tornados. (Foto: Adobe Stock)
As questões climáticas têm prejudicado diversas pessoas ao longo dos anos. Segundo um relatório da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os desastres naturais afetaram mais de 418,3 milhões de brasileiros entre janeiro de 2013 e dezembro de 2023. Como uma maneira de fornecer alívio financeiro nessas situações, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) possui o saque calamidade.
O documento ainda consta que, nesse período de tempo, os prejuízos causados por desastres totalizaram R$ 639,4 bilhões, sendo que a região do Sul do país representa 40,3% do total.
Como funciona o saque calamidade do FGTS
O saque calamidade do FGTS é uma forma do trabalhador retirar parte do dinheiro de sua conta do FGTS quando sua residência é atingida por um desastre natural, como enchentes, deslizamentos, vendavais ou outras situações reconhecidas oficialmente pela Defesa Civil do município.
O município precisa estar habilitado pela Caixa Econômica Federal após o reconhecimento oficial da calamidade. São classificadas situações em que pode ocorrer o saque:
Enchentes ou inundações graduais;
Enxurradas ou inundações bruscas;
Alagamentos;
Inundações litorâneas provocadas pela brusca invasão do mar;
Precipitações de granizos;
Vendavais ou tempestades;
Vendavais muito intensos ou ciclones extratropicais;
Vendavais extremamente intensos, furacões, tufões ou ciclones tropicais;
Tornados e trombas d’água;
Desastre decorrente do rompimento ou colapso de barragens que ocasione movimento de massa, com danos a unidades residenciais.
Valor e prazo do saque calamidade
O trabalhador pode sacar até R$ 6.220,00 por conta do FGTS, limitado ao saldo disponível, conforme o portal da Caixa Econômica Federal. Contudo, os saques só podem ser feitos uma vez a cada 12 meses.
Já a solicitação pode ser feita em até 90 dias após o reconhecimento da situação de emergência ou calamidade pública.
Como solicitar o saque calamidade
O pedido é feito de forma totalmente digital pelo aplicativo FGTS, seguindo estes passos:
Acesse o app e vá em “Solicitar seu Saque 100% Digital”.
Em seguida, clique em “Solicitar Saque”.
Depois, em “Calamidade Pública”;
Realize o login, leia as condições e clique em “Solicitar Saque”;
Informe o município, CEP e endereço;
Escolha como quer receber: crédito em conta bancária ou saque presencial;
Tire uma foto de rosto com o documento de identificação;
Envie os documentos solicitados;
Após análise, se estiver tudo certo, o valor é creditado na conta informada.
Na versão 3.39.4 do aplicativo, as três primeiras etapas seguem a partir de:
Clicar em “Meus Saques”,
Escolher a opção “Outras Situações de Saques”,
Depois, clicar em “Calamidade Pública”.
Em seguida, os passos são os mesmos da versão mais atual.
Dentre os documentos a serem anexados estão: comprovante de residência em nome do trabalhador (emitido até 120 dias antes da calamidade), certidão de casamento ou escritura de união estável (quando há cônjuge), documento de identificação, CPF e carteira de trabalho (física ou digital). O processo também pode ser feito nas agências da Caixa.
Como o poder público solicita a habilitação ao saque calamidade
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a prefeitura deve se habilitar ao saque calamidade para proporcionar ao trabalhador o direito do saque do FGTS.
Após o decreto de calamidade e o reconhecimento dele pela Portaria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, publicada no Diário Oficial da União (DOU), o poder público deve entregar a documentação necessária à Caixa. Depois, o site possibilita o acompanhamento do processo. Com a habilitação do município, os trabalhadores podem realizar a solicitação do saque.