É possível realizar a consulta do saldo via aplicativo do Bolsa Família. (Foto: Adobe Stock)
Na última quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, os beneficiários do Bolsa Família se depararam com a ausência do pagamento escalonado do programa. Nesta sexta-feira (21), após o feriado nacional, muitas famílias contempladas podem estar em dúvida se haverá ou não a transferência do valor do benefício.
De acordo com o calendário de pagamentos do Governo Federal, as transferências para os beneficiários do Programa Bolsa Família acontecem exclusivamente nos 10 últimos dias úteis do mês, evitando feriados nacionais.
Desse modo, ontem (20) não ocorreu a transferência de saldo, por ser um feriado nacional. Porém, hoje (21), haverá pagamento do benefício por ser um dia útil. Confira abaixo mais detalhes sobre o escalonamento das datas e qual dígito final do NIS receberá nesta sexta-feira (21).
Qual número final do NIS recebe hoje (21)?
Conforme escalonamento divulgado pelo calendário oficial, o saldo será disponibilizado aos responsáveis familiares cujo dígito final do NIS é 5. Confira o cronograma completo na tabela abaixo:
NÚMERO FINAL DO NIS
DATA DO PAGAMENTO
1
14/11
2
17/11
3
18/11
4
19/11
5
21/11
6
24/11
7
25/11
8
26/11
9
27/11
0
28/11
O calendário de pagamentos do programa é divulgado pelo site do Governo Federal antecipadamente, para a conferência do beneficiário.
Como sacar o benefício
O valor do benefício pode ser sacado em agências da Caixa Econômica Federal, utilizando o cartão do programa. Caso o responsável familiar tenha acesso ao aplicativo CAIXA Tem, é possível que ele realize o saque em lotéricas credenciadas, unidades de autoatendimento e correspondentes do CAIXA Aqui.
Como acompanhar a situação do benefício
Para informações específicas do benefício, como se o saldo está disponível para saque ou o extrato detalhado das parcelas, é possível usar o aplicativo do Bolsa Família, disponível para download em iOS e Android.
Caso o beneficiário prefira, há a opção de ligar para o número 111, o Atendimento Caixa ao Cidadão exclusivo para o programa Bolsa Família. A linha fica disponível para receber ligações em atendimento eletrônico 24 horas por dia, conforme site oficial da Caixa.
Quem tem direito ao benefício
Famílias que possuam renda individual menor do que R$ 218,00 são qualificadas para receberem o benefício do programa. No entanto, o cadastro de famílias não é automático, e deve ser solicitado por meio de inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
Com o cadastro realizado, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) realizará a seleção de novas famílias integrantes do programa. O processo ocorre mensalmente e são utilizados critérios como a quantidade de membros no núcleo familiar e a renda individual para avaliação, conforme site oficial da Caixa.