O saque do benefício também pode ser realizado em qualquer unidade lotérica. (Foto: Adobe Stock).
Muitos dos beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), como os aposentados, conseguem receber o valor do benefício de diferentes formas, e uma delas é o saque com o cartão previdenciário. No entanto, é preciso que se atentem, para não perder o prazo da retirada do valor.
Até quando é possível realizar o saque do benefício com o cartão previdenciário?
Conforme o site oficial da Caixa Econômica Federal, caso o segurado tenha optado pelo saque com o cartão previdenciário, o benefício deve ser retirado dentro do prazo de vencimento da parcela. Como o vencimento geralmente ocorre até o final do mês seguinte, o beneficiário possui aproximadamente 60 dias para realizar o valor.
Caso não aconteça no período especificado, o valor é ressarcido ao INSS. Nesses casos, para contestar e solicitar a devolução, será preciso se apresentar em uma Agência da Previdência Social.
Onde sacar a aposentadoria
Com o cartão previdenciário do INSS em mãos, é possível retirar o benefício em lotéricas credenciadas, agências da Caixa, em unidades de autoatendimento Caixa e, também, em Correspondentes Caixa Aqui. Porém, há limites de valor para saque em cada uma delas.
Lotéricas credenciadas: até R$ 7.000,00
Agências Caixa: valor do benefício
Correspondente Caixa Aqui: valor do benefício
Autoatendimento Caixa: até R$ 3.500,00
Vale ressaltar que o limite de valor é sujeito a disponibilidade de notas em cada um dos locais.
Quem pode realizar o saque
A princípio, apenas o titular da conta e seus Representantes Legais cadastrados no INSS podem sacar o benefício. Caso haja alguma especificidade, é preciso que o titular nomeie um Procurador, que deve ser autorizado pelo INSS e, assim, possa ficar responsável pela retirada do valor.
Outras formas de receber o benefício
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS podem solicitar o recebimento de outras formas além do saque com o cartão previdenciário.
Caso prefira, é possível receber o pagamento por meio de crédito em conta bancária. Desse modo, as regras do banco em que o valor será creditado valem sobre o benefício, como o uso de cartão de débito e limites de transferências.