O pagamento do 13º atual é destinado aos beneficiários que não receberam a antecipação. (Foto: Adobe Stock).
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou, antecipadamente, as datas dos novos pagamentos do 13º salário aos beneficiários que não receberam a antecipação nos meses de abril e junho de 2025. O repasse é feito, primeiro, aos segurados que ganham até 1 salário mínimo.
A escala de pagamentos é feita de acordo com o número final do cartão previdenciário. Vale ressaltar que é levado em consideração o último dígito antes do hífen. Os repasses do 13º são feitos juntamente com o salário mensal.
Confira o calendário de pagamentos para quem ganha até 1 salário mínimo
Calendário para quem ganha até 1 salário mínimo:
Final 1
24/Novembro
Final 2
25/Novembro
Final 3
26/Novembro
Final 4
27/Novembro
Final 5
28/Novembro
Final 6
1/Dezembro
Final 7
2/Dezembro
Final 8
3/Dezembro
Final 9
4/Dezembro
Final 0
5/Dezembro
Quem receberá o 13º salário neste mês de dezembro
De acordo com nota divulgada pelo INSS, o repasse do 13º salário de dezembro é destinado aos segurados que não possuíam cadastro ativo até abril de 2025, quando o benefício foi antecipado. Além disso, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao benefício, conforme nota do instituto.
No entanto, contemplados pelo auxílio-doença, reclusão, acidente e salário-maternidade que tiveram o cadastro ativo após abril de 2025 possuem direito e receberão o 13º, de acordo com reportagem da Agência Brasil.
É possível consultar o valor do pagamento pelo site ou aplicativo Meu INSS (disponível em iOS e Android). Basta conectar com o CPF do beneficiário e entrar no menu “Extrato de Pagamento”.
Caso o segurado prefira realizar a consulta por telefone, é possível entrar em contato pela Central 135.
Calcule o valor do 13º
O portal E-Investidor possui a calculadora do 13º salário, buscando auxiliar e aproximar o valor que aposentados, pensionistas e trabalhadores receberão. Nela, é possível calcular o valor dos descontos de impostos ao informar o salário bruto, quantidade de meses trabalhados e, caso haja, dependentes e pensão alimentícia.