O índice Dow Jones avançou no pregão desta quarta-feira (3). Os demais indicadores das bolsas de Nova York, S&P 500 e Nasdaq, também subiram com os investidores tentando resgatar um rali de Natal.
Publicidade
O índice Dow Jones avançou no pregão desta quarta-feira (3). Os demais indicadores das bolsas de Nova York, S&P 500 e Nasdaq, também subiram com os investidores tentando resgatar um rali de Natal.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Os mercados americanos voltaram sua atenção para indicadores econômicos. A agenda do dia trouxe o relatório ADP de vagas criadas no setor privado, índices de atividade medidos pelos gerentes de compra e produção industrial nos EUA.
Investidores monitoraram os dados econômicos em busca de pistas sobre a decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) em dezembro, enquanto o mercado embute 89% de chance de alívio monetário pelo Fed na próxima semana, segundo a ferramenta FedWatch.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Em paralelo, o mercado repercutiu uma reunião no Kremlin entre o presidente russo Vladimir Putin e enviados americanos, que terminou sem um acordo para o fim da guerra na Ucrânia, mas as conversas foram consideradas “úteis” e “construtivas”, disse um alto funcionário russo.
O mercado ainda assimilou a notícia de que o governo de Donald Trump cancelou uma série de entrevistas, previstas para esta semana, com finalistas ao cargo de próximo presidente do Federal Reserve, ao mesmo tempo em que o presidente voltou a sugerir já ter escolhido quem comandará o banco central americano, segundo o The Wall Street Journal.
Os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) recuaram nesta quarta-feira. No câmbio, o dólar hoje cedeu ante o iene e principais pares europeus.
A conversa por telefone ontem entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Donald Trump foi bem recebida pelos mercados. Trump disse que eles tiveram uma conversa “muito produtiva” e que “gosta” do presidente Lula.
Segundo Trump, foi conversado também que os dois países “poderiam trabalhar juntos para combater o crime organizado” e “sanções impostas a vários dignitários brasileiros”. Trump disse estar “ansioso” para ver Lula em breve. O presidente Lula teria dito ao americano que o Brasil espera uma saída diplomática e política para o contencioso entre Washington e Caracas o mais rápido possível.
O setor privado dos Estados Unidos perdeu 32 mil empregos em novembro, segundo pesquisa com ajustes sazonais divulgada hoje pela ADP. O resultado contrastou com a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam geração de 40 mil postos de trabalho no mês passado.
Publicidade
O dado costuma anteceder a divulgação do relatório oficial de emprego dos EUA, conhecido como “payroll”, que engloba dados dos setores privado e público. Contudo, diante da paralisação das atividades do governo americano, a publicação do payroll ocorrerá apenas no dia 16 de dezembro, segundo o Departamento de Trabalho dos EUA.
A produção industrial dos Estados Unidos subiu 0,1% em setembro ante agosto. O resultado veio em linha com a expectativa de analistas consultados pela FactSet.
O dado de produção de agosto foi revisado para baixo, de queda mensal de 0,1% para contração de 0,3%. Já a taxa de utilização da capacidade instalada se manteve entre agosto e setembro, em 75,9%. O dado de agosto foi revisado para 75,9%.
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços dos EUA caiu de 54,8 em outubro a 54,1 em novembro, segundo pesquisa final da S&P Global divulgada nesta quarta-feira. O resultado definitivo de novembro contrariou a leitura preliminar e da previsão de analistas consultados pela FactSet, de alta a 55 em ambos os casos.
O PMI composto dos EUA, que engloba serviços e indústria, recuou de 54,6 a 54,2 no mesmo período, também abaixo do cálculo inicial, de 54,8. Os números acima de 50 sinalizam que a atividade econômica dos EUA continuou se expandindo no mês passado.
No fechamento (de Brasília), o Dow Jones subiu 0,86%. Já o S&P 500 e o Nasdaq avançaram 0,3% e 0,17%, respectivamente. O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, teve queda de 0,5%, a 98,854 pontos, depois de renovar menor nível desde outubro a 98,820 pontos.
*Com informações de Laís Adriana e Patricia Lara, da Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador