Veja a operação nas bolsas de NY hoje
(Foto: Adobe Stock)
O índice Dow Jones fechou em queda no pregão desta terça-feira (9). Os demais indicadores de Wall Street terminaram a sessão sem sinal único, com o foco voltado para o Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que começa hoje seu encontro de dois dias.
No fechamento, o índice Dow Jones cedeu 0,38%, o S&P 500 teve baixa de 0,09% e o Nasdaq avançou 0,13%. A ação da Nvidia (NVDA) caiu 0,31%, em digestão de notícias referentes a venda de chips H200 para clientes aprovados na China. Os papéis da Ares Management (ARES) saltaram 7,27%, após ser anunciado que a gestora de ativos entrará para o índice S&P 500, enquanto a HomeDepot (HD) recuou 1,33% e a Alphabet (GOOGL) valorizou 1,07%. No setor de farmacêuticas, a Pfizer (PFE) caiu 1,71%.
No câmbio, o dólar hojeoperava em estabilidade ante pares, mas ganhou força com a divulgação do relatório Jolts, diante da expectativa em torno da reunião do Federal Reserve. O índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de seis moedas fortes, fechou em alta de 0,13%, a 99,220 pontos.
Dow Jones hoje: os destaques do mercado de ações nesta terça-feira (9)
Jolts: abertura de postos de trabalho sobe a 7,67 milhões em outubro
A abertura de postos de trabalho nos Estados Unidos subiu para 7,67 milhões em outubro, de acordo com o relatório Jolts, publicado hoje pelo Departamento do Trabalho do país. Em setembro, a abertura de postos de trabalho foi de 7,658 milhões. O levantamento de setembro teve divulgação atrasada devido ao shutdown do governo federal mais longo na história dos EUA. O número de agosto não teve revisão e permaneceu em 7,227 milhões.
Trump diz que EUA permitirão venda do chip Nvidia H200 à China
O presidente americano, Donald Trump, disse na segunda-feira que informou ao presidente chinês, Xi Jinping, que os Estados Unidos permitirão que a Nvidia (NVDC34) envie seus chips H200 para clientes aprovados na China e em outros países, sob condições que permitam a continuidade de uma forte segurança nacional. Investidores continuam atentos à ‘Nvidia chinesa’, a Moore Threads, que abalou o mercado na última sexta-feira (5), saltando 425% no pregão.
“O presidente Xi respondeu positivamente! 25% será pago aos Estados Unidos da América”, escreveu Trump, na Truth Social, sem detalhar se a alíquota refere-se a tarifas ou cobrança a parte sobre as exportações dos chips. Segundo ele, essa política apoiará empregos americanos, fortalecerá a manufatura nos EUA e beneficiará os contribuintes, além de garantir a liderança do país em Inteligência Artificial (IA).
Trump também explicou que os modelos mais avançados de chips da Nvidia, como o Blackwell e Rubin, não fazem parte do acordo e continuam com fornecimento apenas para clientes americanos.
UE investiga o Google pelo uso de conteúdo online para treinar IA
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), abriu uma investigação formal antitruste para avaliar se o Google, da Alphabet (GOGL34), violou as regras de concorrência do bloco ao usar conteúdo de editores da web, bem como conteúdo carregado na plataforma de compartilhamento de vídeos online YouTube, para fins de inteligência artificial.
“A investigação examinará, em particular, se o Google está distorcendo a concorrência ao impor termos e condições injustos a editores e criadores de conteúdo, ou ao conceder a si mesmo acesso privilegiado a esse conteúdo, colocando assim os desenvolvedores de modelos de IA concorrentes em desvantagem”, explica.
Em paralelo, o CEO do do ChatGPT, Sam Altman, prioriza ampliar a popularidade da ferramenta em vez de focar em projetos de longo prazo, como a inteligência artificial geral.
BAT anuncia recompra de ações de US$ 1,73 bi e reafirma metas para 2025
O grupo de tabaco do índice FTSE 100 disse que terá crescimento orgânico de 2% em receita e lucro ajustado em 2025.
BHP venderá participação em infraestrutura de energia na Austrália para a BlackRock por US$ 2 bi
A BHP venderá 49% da rede de energia que atende suas operações de minério de ferro na Austrália Ocidental.
S&P 500 anuncia que Ares substituirá a Kellanova
A Ares é uma das maiores empresas fora do índice e agora integrará a lista.
Home Depot realiza seu primeiro Investor Day em anos; mercado aguarda dados do setor imobiliário
O encontro ocorre em meio à fraqueza contínua do mercado de habitação nos EUA.
Publicidade
*Com informações de Isabella Pugliese Vellani e Patricia Lara, da Broadcast