Os ofícios de alerta comunicam aos regulados da CVM irregularidades que, por si só, não justificam inquérito administrativo ou acusação. Assim como as stop orders, que têm ação cautelar provisória e urgente, esses documentos visam prevenir e corrigir práticas irregulares.
Esses alertas são emitidos quando a autarquia, no exercício de seu mandato legal, conclui que há indícios de atuação irregular no mercado de capitais: exercício não autorizado de administração de carteira, análise e consultoria de valores mobiliários, ou ainda a intermediação, como serviços de corretoras ou assessores de investimento; ou oferta pública, para captação de recursos. Em alguns casos, a interrupção da atividade daquela empresa fica sujeita a pena de multa – essas são as stop orders.
É possível checar quais são as empresas em atuação irregular no mercado, além daquelas que estejam suspensas, inadimplentes ou com o registro cancelado por meio deste link: https://www.gov.br/cvm/pt-br/assuntos/protecao/alertas.
Como se proteger de golpes no mercado?
Investir em uma empresa falsa ou em um produto financeiro irregular traz não só consequências financeiras, mas também traumas emocionais e até mesmo problemas na Justiça. Esta reportagem do E-Investidor contou a história de pessoas que perderam milhares de reais em situações assim.
Para evitar ao máximo todo esse transtorno, existem algumas formas de se certificar quanto à segurança de um investimento antes de realizar o aporte. A CVM tem três dicas principais:
- Promessas de lucros altos: sempre desconfie de promessas financeiras milagrosas com ganhos gigantes em curto prazo. Na dúvida, compare aquela oferta com a taxa Selic e o Certificado de Depósito Interbancário (CDI), um referencial de rentabilidade que pode servir de parâmetro para entender se aquela promessa de retorno está alinhada com a média de mercado ou não;
- Informações distorcidas ou insuficientes: para a autarquia, pouca informação sobre a empresa ofertante, o produto, o serviço, o suposto negócio ou o investimento podem ser sinais de cilada. Fique de olhos bem abertos e atento ao CNPJ das empresas, procurando informações sobre a sua atuação no mercado, assim como reclamações ou denúncias;
- Ofertas com alto senso de urgência: a insistência para que você feche um negócio e não perca a suposta oportunidade pode indicar um golpe. Investimentos realmente bons não precisam procurar desesperadamente por investidores, lembra a CVM.
Para atuar no mercado de capitais brasileiro, a corretora ou instituição financeira precisa estar registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e no Banco Central. É possível fazer uma busca pela razão social (nome) ou CPF/CNPJ do responsável da empresa no Cadastro Geral de Regulados, disponível no Portal CVM. Este é o site: https://sistemas.cvm.gov.br/?CadGeral.
No site do Banco Central também é possível encontrar a lista de instituições autorizadas, reguladas ou supervisionadas pelo órgão. Para pesquisar, é preciso saber o nome da empresa e o CNPJ, além do estado e município de funcionamento. Veja aqui.