Os índices das bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira (23). Dow Jones e os demais indicadores ampliaram os ganhos generalizados da véspera.
Os índices das bolsas de Nova York fecharam em alta nesta terça-feira (23). Dow Jones e os demais indicadores ampliaram os ganhos generalizados da véspera.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O desempenho de Nova York hoje aconteceu em linha com a divulgação de dados do Produto Interno Bruto (PIB) e do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), a métrica de inflação favorita do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), além da confiança do consumidor, todos dos EUA.
Os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) ficaram sem direção única, com o mercado se ajustando após uma sequência de dados econômicos que não alteraram as expectativas para a política monetária dos EUA no início de 2026. Um leilão com demanda abaixo da média também influenciou as operações, em dia de movimento já reduzido pela proximidade do Natal
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No câmbio, o dólar hoje fechou em queda ante divisas europeias. Ao longo da sessão, chegou a bater o menor nível contra o euro em uma semana e contra a libra desde 1º de outubro deste ano.
O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu ao ritmo anualizado de 2,8% no terceiro trimestre, de acordo com a primeira estimativa do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, divulgada nesta terça-feira. O resultado representa uma aceleração em relação ao avanço registrado no trimestre anterior, de 2,1%.
Já o núcleo do PCE, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve alta de 2,9% no período, também acelerando frente ao aumento de 2,6% observado no segundo trimestre.
O PCE é a medida de inflação preferida do Federal Reserve (Fed). Esta é a primeira leitura do indicador na variação trimestral a ser divulgada desde o shutdown mais longo da história dos Estados Unidos.
Prevista inicialmente para 30 de outubro, a publicação desta terça ocorreu em conjunto com os dados do Produto Interno Bruto (PIB) americano, que avançou 4,3% em ritmo anualizado no terceiro trimestre.
As encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos caíram 2,2% em outubro ante setembro, a US$ 307,4 bilhões, segundo dados publicados hoje pelo Departamento do Comércio do país. O resultado mostra queda mais intensa do que as projeções de analistas consultados pela FactSet, de 1,2% no período. Excluindo-se o setor de transportes, as encomendas de bens duráveis tiveram alta de 0,2% na comparação mensal de outubro. Sem a categoria de defesa, as encomendas caíram 1,5% no mês.
No fechamento, o Dow Jones subiu 0,16%, o S&P 500 avançou 0,46% e o Nasdaq valorizou 0,57%. O índice DXY, que mede a moeda americana ante seis rivais fortes, recuou ,35%, a 97,942 pontos.
Publicidade
*Com informações de Pedro Lima e Laís Adriana, da Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador