Publicidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O dólar hoje operou perto da estabilidade por boa parte das negociações desta quinta-feira (8), após iniciar a sessão com leve alta. No fechamento, a moeda americana terminou com um avanço de 0,04%, a R$ 5,3890. O desempenho do câmbio próximo da estabilidade aconteceu em meio à cautela dos mercados com as tensões geopolíticas desencadeadas pelas novas ofensivas do presidente americano Donald Trump.
Após invadir a Venezuela e capturar o ditador venezuelano Nicolás Maduro, o governo americano voltou ameaçar invadir a Groelândia. Na quarta-feira (7), a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, disse que os EUA não descartam do uso da força militar para adquirir a região. “A primeira opção é sempre a diplomacia, mas todas as opções estão sobre a mesa, inclusive militares”, ressaltou durante coletiva com jornalistas. Segundo Leavitt, a Groelândia sob posse dos EUA “poderia parar agressões russas e chinesas no Ártico”.
Já a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que os princípios da União Europeia se aplicam não apenas ao bloco, mas também à Groenlândia. Ações do setor de defesa, no entanto, subiram na Europa após Trump defender um aumento substancial nos gastos militares dos EUA.
O governo americano também ameaça intervir na Colômbia por ser, segundo Trump, um país “vizinho doente que gosta de vender cocaína para os Estados Unidos“. O presidente não detalhou quando ou como tais ações poderiam ocorrer, mas indicou que os Estados Unidos não tolerarão países que, segundo ele, alimentam o tráfico de drogas direcionado aos americanos.
O mercado aguarda ainda a divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos, o payroll, previsto para ser divulgado nesta sexta-feira (9). Os números devem calibrar as expectativas dos investidores quanto aos próximos passos da política monetária dos Estados Unidos.
A agenda desta quinta feira ainda trouxe a divulgação do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) de dezembro, que registrou alta de 0,10%, após uma elevação de 0,01% em novembro.
O Tesouro fez leilões de Letras do Tesouro Nacional (LTN, títulos prefixados) e Nota do Tesouro Nacional série F (NTN-F, título de renda fixa). Na China, saem os índices de preços ao consumidor (CPI) e do produtor (PPI) à noite.
Em paralelo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de cerimônia no Palácio do Planalto para relembrar os três anos dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
*Com informações de Pedro Lima, Luciana Xavier e Maria Regina Silva, do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador