Motoristas que trabalham por aplicativos, como a Uber, podem ter dúvidas sobre como as novas regras do Imposto de Renda podem impactar seus rendimentos em 2026.
Publicidade
Motoristas que trabalham por aplicativos, como a Uber, podem ter dúvidas sobre como as novas regras do Imposto de Renda podem impactar seus rendimentos em 2026.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
As alterações recentes criaram faixas de desconto progressivo para contribuintes com renda mensal intermediária, e muitos profissionais do setor de transporte por aplicativo podem se questionar se essa isenção já irá começar em 2026 ou somente no próximo ano.
Segundo reportagem do E-Investidor, a isenção total ainda não se aplica de forma imediata. Embora a nova regra já esteja em vigor, seus efeitos só serão percebidos na declaração anual de Imposto de Renda do ano seguinte.
Ou seja, os rendimentos obtidos ao longo de 2026 só deverão ser informados e ter a redução aplicada na declaração de 2027. Motoristas cuja renda líquida mensal fique abaixo do limite de tributação mínima podem, nesse contexto, acabar não pagando IR, enquanto aqueles com ganhos mais altos terão direito apenas a abatimentos parciais, proporcionais à faixa de renda.
Como os ganhos dos motoristas variam semana a semana, meses com menor faturamento podem gerar economia significativa no IR.
De acordo com o site da Uber, nas grandes cidades, motoristas que trabalham cerca de 50 horas semanais podem faturar até R$ 2 mil por semana, mas os custos operacionais, como combustível, manutenção e taxas da plataforma, reduzem o rendimento líquido, possibilitando que o desconto seja aplicado.
A flexibilidade da atividade permite que cada motorista escolha horários e corridas, fazendo com que a renda final de cada mês varie. Essa variação é justamente o que permite que alguns meses se enquadrem nas faixas de desconto ou até alcancem a isenção parcial do Imposto de Renda.
Publicidade
Colaborou: Giovana Sedano.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador