Porém, para receber o benefício, existem alguns critérios, como a quantidade de pessoas da família que precisam estar cadastradas no CadÚnico.
Quantas pessoas devem estar no CadÚnico?
Conforme informativo do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), um dos critérios para que uma família seja enquadrada no programa é que, pelo menos, dois dos integrantes da família estejam registradas no CadÚnico. Isso vale, principalmente, para núcleos familiares que recebem o Bolsa Família.
Outros critérios para participação no Gás do Povo
Para ser contemplado no programa Gás do Povo, existem outros critérios. Um deles é que cada familiar tenha uma renda individual menor do que meio salário mínimo. Outra exigência é a manutenção do CadÚnico atualizado.
Além disso, o responsável familiar precisa possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF) sem restrições na Receita Federal e não deve haver indício de óbito do responsável. Outro ponto é que a família não poder estar em averiguação cadastral.
Modalidade gratuidade e modalidade monetária
Existem duas modalidades de recebimento do Gás do Povo, segundo a publicação do MDS, a modalidade gratuidade e a modalidade monetária. Com a primeira, a família recebe um vale, o qual utilizará para trocar o seu botijão vazio por um cheio em algum ponto de revenda credenciado. Nesta modalidade, a única taxa que pode existir é o valor da entrega do gás.
Para a modalidade monetária, as famílias recebem o valor em conta como no Programa Auxílio Gás dos Brasileiros. Caso o valor do gás na região seja maior do que o creditado em conta, os responsáveis familiares devem realizar o pagamento da diferença.
Vale destacar que, conforme o MDS, muitas famílias serão englobadas na modalidade gratuidade em fevereiro de 2026, caso se enquadrem nos critérios.
Como receber o botijão do Programa Gás do Povo?
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome (MDS), há três formas de realizar a retirada do gás. É possível usar o cartão do Bolsa Família (com chip), com o CPF e código de verificação no celular do responsável familiar e, também, com o cartão de débito da Caixa Econômica Federal.
Colaborou: Laura Mello.