Declarações do presidente Donald Trump de que o regime iraniano teria interrompido execuções de manifestantes reduzem a percepção de risco de uma ação militar. Em reflexo, os futuros das bolsas de Nova York sobem, também repercutindo a fala do chefe da Casa Branca sobre não demitir o líder do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell.
Ainda em flexo ao mercado internacional, o petróleo tomba mais de 3% nesta manhã e os metais preciosos caem, com os sinais de distensão entre EUA e Irã. Os American Depositary Receipts (ADRs, recibos que permitem que investidores consigam comprar nos EUA ações de empresas não americanas) da Petrobras (PETR3; PETR4) caem 0,55%, sugerindo perdas com a commodity. Já o o minério de ferro fechou em queda de 1,03% na China.
Nesse cenário, o principal índice da B3 pode balancear o otimismo no mercado futuro de Nova York e a fraqueza das commodities nesta quinta-feira. Uma correção de lucros não está descartada após o Ibovespa atingir recorde histórico aos 165.145,98 pontos, com alta de 1,96%.
No câmbio, o dólar hoje beira estabilidade ante pares principais e cai ante o real. Após a abertura, a moeda americana cedia 0,18%, a R$ 5,35 na venda.
Ibovespa futuro: os destaques do mercado de ações nesta quinta-feira (15)
Varejo cresce 1% em novembro de 2025
O volume de vendas do comércio varejista cresceu 1,0% em novembro frente a outubro, na série com ajuste sazonal, e a média móvel trimestral foi de 0,5%. Frente a novembro de 2024, o volume de vendas do varejo cresceu 1,3%. O acumulado no ano chegou a 1,5% e o dos últimos 12 meses foi a 1,5%.
O resultado do comércio varejista veio acima do esperado pelo mercado. As projeções iam de queda de 1% até alta de 0,9%, com mediana de 0,4%.
O que mais repercute no Ibovespa hoje
Também entram no radar os desdobramentos das tensões entre EUA e Irã, que preocupam o agronegócio, e a sobretaxa de 25% anunciada por Trump.
No front institucional, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, reuniu-se com o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, no dia da segunda fase da Operação Compliance Zero, sem comentar o encontro.
O ministro do STF Dias Toffoli determinou que os materiais apreendidos sejam enviados à PGR para análise. Um segundo processo sigiloso sobre a liquidação do banco Master tramita no TCU; o BC pediu acesso, ainda não concedido, enquanto advogados da instituição já atuam no caso.
Esses e outros dados do dia ficam no radar de investidores e podem impactar as negociações na bolsa de valores brasileira, influenciando o índice Ibovespa futuro.
*Com informações de Silvana Rocha e Luciana Xavier, do Broadcast