A Petrobras firmou acordo para fornecer até 12 mil toneladas de bunker VLS B24 à armadora norueguesa Odfjell em 2026, reforçando sua estratégia de descarbonização e atuação no mercado marítimo de baixo carbono. (Imagem: Adobe Stock)
A Petrobras (PETR3; PETR4) fechou acordo para fornecer, ao longo de 2026, até 12 mil toneladas do combustível bunker VLS B24 à norueguesa Odfjell, uma das maiores armadoras globais no transporte de produtos químicos e granéis líquidos. O combustível é composto por 24% de biodiesel e 76% de óleo mineral de baixo teor de enxofre, produzido nas refinarias da estatal, informou a companhia.
O bunker VLS B24 possui certificação International Sustainability and Carbon Certification EU (ISCC EU) e atende às metas da FuelEU Maritime, que impõe cortes graduais na intensidade de emissões de gases de efeito estufa dos navios que operam em portos europeus.
O abastecimento será feito por barcaças dedicadas a partir do Terminal de Rio Grande (Terig), no Rio Grande do Sul, onde também ocorrerá a mistura do biocombustível. Segundo o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, a operação “gera valor para o negócio e viabiliza soluções concretas em novas energias e descarbonização, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e a inovação”.
“A comercialização do VLS B24 com uma empresa de forte atuação internacional demonstra o avanço consistente da Petrobras rumo a um mercado de baixo carbono, em sinergia com o nosso Plano de Negócios 2026-2030“, disse Schlosser.
Com frota de mais de 70 navios, a Odfjell navega rotas nas Américas, na Europa e na Ásia e possui escritório em São Paulo. A parceria se insere no corredor verde Brasil-Noruega, lançado em fevereiro de 2025 por meio de um memorando de entendimento entre os dois governos para estimular combustíveis marítimos de baixo carbono.