Quais capitais foram integradas ao Gás do Povo?
Nesta fase do programa, 17 novas cidades foram integradas. Com isso, agora todas as capitais do país fazem parte da política pública que busca garantir a gratuidade do gás de cozinha para as famílias contempladas. Confira as cidades incluídas nesta segunda-feira (26), segundo publicação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
- Aracaju (SE);
- Boa Vista (RR);
- Brasília (DF);
- Campo Grande (MS);
- Cuiabá (MT);
- Curitiba (PR);
- Florianópolis (SC);
- João Pessoa (PB);
- Macapá (AP);
- Maceió (AL);
- Manaus (AM);
- Palmas (TO);
- Porto Velho (RO);
- Rio Branco (AC);
- Rio de Janeiro (RJ);
- São Luís (MA);
- Vitória (ES).
Ainda nesta nova fase, cerca de 950 mil novas famílias serão contempladas no programa. Além disso, há outros 10 mil pontos de revendas credenciadas, conforme reportagem da Agência Brasil.
Próximos passos para a implementação do programa
O MDS prevê, para março de 2026, que o programa estará em todos os municípios do país, de acordo com publicação do ministério. Além disso, para a próxima etapa, é prevista a completa substituição do antigo Auxílio Gás. Sendo assim, famílias que possuem os critérios necessários migrarão para a modalidade de gratuidade do programa, na qual utilizarão o vale para efetuar a recarga.
Como funciona a recarga
Atualmente, o programa possui duas modalidades de recarga: a monetária e a de gratuidade, conforme guia criado pelo MDS. Na modalidade de gratuidade, as famílias devem realizar a recarga do gás com o vale nos pontos de revendas credenciados.
As recargas podem ser feitas com o cartão do Bolsa Família, com chip e senha, ou com o cartão de débito da Caixa Econômica Federal. É possível, também, utilizar o vale com o CPF e um código de validação que será enviado para o celular do responsável familiar, de acordo com nota da Caixa.
Já na modalidade monetária, o responsável familiar recebe, em conta, o valor referente ao preço do botijão. Caso haja diferença entre o valor recebido e o custo do gás na região, a família precisa arcar com a quantia. Essa modalidade será descontinuada em fevereiro de 2026.
Colaborou: Laura Mello.