As bolsas de Nova York fecharam sem direção única nesta quinta-feira (29), com o Dow Jones sendo o único índice a subir.
Publicidade
As bolsas de Nova York fecharam sem direção única nesta quinta-feira (29), com o Dow Jones sendo o único índice a subir.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O movimento aconteceu após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) manter na quarta-feira (28) a taxa de juros estável nos Estados Unidos pela primeira vez desde julho do ano passado e evitar dar sinais de quando voltará a flexibilizá-la.
O mercado segue à espera do anúncio do futuro presidente do BC americano, já que Jerome Powell deve concluir sua gestão em maio deste ano. Powell falou em tom otimista sobre a economia e o mercado de trabalho em coletiva ontem.
“A menos que o mercado de trabalho enfraqueça ainda mais, o Fed parece satisfeito em esperar que a inflação gerada por tarifas diminua antes de retomar os cortes”, afirma Elisabet Kopelman, analista do Fed da SEB.
Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar duramente Jerome Powell, ao cobrar um corte imediato dos juros, um dia depois de o banco central americano manter as taxas inalteradas. Em publicação na Truth Social, Trump afirmou que Powell, a quem voltou a apelidar de “Atrasado Demais”, “voltou a se recusar a cortar as taxas de juros, embora não tenha absolutamente nenhuma razão para mantê-las tão altas”.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No câmbio, o dólar hoje fechou em queda ante moedas fortes, enquanto investidores seguiram à espera da escolha por Donald Trump de um sucessor de Jerome Powell no comando do banco central americano. Trump destacou hoje que pretende anunciar “em algum momento da semana que vem” o candidato à presidência do Fed.
Os juros dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) fecharam em baixa após o Federal Reserve manter a taxa básica de juros e evitar sinalizar próximo passo de flexibilização.
Na agenda, repercutiram dados dos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, que caíram mil na semana encerrada em 23 de janeiro, a 209 mil, segundo o Departamento do Trabalho. O resultado veio acima do previsto por analistas ouvidos pela FactSet, que projetavam uma alta a 205 mil. O total de pedidos da semana anterior foi revisado de 200 mil para 210 mil.
No fechamento, o índice Dow Jones subiu 0,11%, o S&P 500 teve queda de 0,13% e o Nasdaq recuou 0,72%. Dentre as ações em destaque, a IBM avançou 5,13% após registrar lucros e receitas acima das previsões em seu balanço. Os papéis da Southwest Airlines dispararam 18,7% e os da Royal Caribbean tiveram alta de 18,65%, também após balanços positivos.
Em contrapartida, as ações da Microsoft despencaram 9,99% após um guidance (projeção) fraco em seu balanço, enquanto os papéis da Las Vegas Sand também recuaram 13,96% devido a um relatório aquém das previsões. O índice DXY cedeu 0,17%, a 96,283 pontos.
Publicidade
*Com informações de Patricia Lara, da Broacast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador