Segundo nota do Senado Federal, os repasses com novo valor de piso nacional serão iniciados a partir de fevereiro de 2026. Isso porque o aumento foi realizado em janeiro, porém, o início dos pagamentos que possuem o mês de janeiro como referência ocorrem no mês seguinte, neste caso, em fevereiro.
Apenas trabalhadores ativos recebem o aumento?
Ainda segundo publicação do Senado Federal, o valor é utilizado para pagamento de trabalhadores ativos. Porém, o aumento também é utilizado como referência para repasse dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para o abono salarial e outros benefícios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Pagamentos do INSS
Os beneficiários do INSS começaram a receber o valor reajustado em 26 de janeiro de 2026. Isso, pois, o calendário de pagamentos dos segurados segue escalonamento, e o benefício de janeiro foi iniciado nesta data, de acordo com a matéria da Agência Brasil.
Os repasses para os segurados referentes ao mês de janeiro seguirão até o dia 06 de fevereiro de 2026, conforme reportagem do E-Investidor.
Como o valor do salário mínimo foi calculado
O ajuste do salário mínimo é calculado seguindo dois índices: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos dois anos. Com o primeiro, é realizado o levantamento da variação da inflação nos últimos 12 meses. Já o segundo considera o crescimento econômico do país, segundo reportagem da Agência Brasil.
Impactos da nova quantia
Conforme dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) publicados pela Agência Brasil, o novo valor do piso nacional impactará diretamente 61,9 milhões de brasileiros. Além disso, o reajuste trará efeitos sobre as contas públicas. Isso, pois, é previsto um impacto de R$ 110 bilhões na economia.
Colaborou: Laura Mello.