O desempenho ainda reflete a cautela dos investidores que aguardam o resultado do índice de custo de emprego, do volume de vendas no varejo e dos dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos. Os números, que serão divulgados ao longo desta semana, devem ajustar as apostas do mercado sobre a trajetória dos juros americanos. Por isso, o economista Paulo Aragão avalia que os investidores devem aguardar o resultado desses indicadores antes de assumir novas posições.
“Além disso, o mercado começa a olhar com mais atenção para o desempenho das bolsas americanas, especialmente o Nasdaq. Embora ainda seja cedo para falar em uma reversão clara no setor de tecnologia, muitos investidores estão atentos a qualquer sinal de enfraquecimento mais consistente, que poderia servir como gatilho para uma nova perna de baixa no mercado cripto”, diz Aragão.
Enquanto isso, o fluxo de capital limitado dos investidores institucionais em direção aos ETFs de bitcoin à vista ajuda a manter o suporte marginal da criptomoeda. Dados da plataforma SosoValue mostram que, nos dois últimos pregões, os fundos de índice registraram uma entrada líquida de US$ 516,15 milhões. “Caso esse fluxo se mantenha ou ganhe força, pode oferecer suporte ao preço e reduzir a pressão vendedora”, diz Guillerme Prado, country manager da Bitget.
No acumulado do ano, o bitcoin acumula uma desvalorização de 21%.