

(Mônica Wanderley da Silva, Especial para o E-Investidor) – Estudar as companhias de capital aberto em busca de boas oportunidades de compra ou venda de ações faz parte da rotina de quem realiza investimentos em renda variável.
Publicidade
(Mônica Wanderley da Silva, Especial para o E-Investidor) – Estudar as companhias de capital aberto em busca de boas oportunidades de compra ou venda de ações faz parte da rotina de quem realiza investimentos em renda variável.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Dados como o histórico da empresa, presença em indicadores (como o Ibovespa) e desempenho financeiro ajudam a formar um panorama mais consistente do caminho que o negócio deve seguir e, em paralelo, ajuda o investidor em potencial a tomar uma decisão de compra com maior segurança.
Para quem busca informações sobre as ações da Fleury (identificada na B3 como FLRY3), apresentaremos alguns dados sobre a história da companhia, representatividade na Bolsa de Valores do Brasil, resultados financeiros e planos para o curto prazo.
A companhia foi fundada em 1926, na cidade de São Paulo, por Gastão Fleury Silveiro. Com formação médica, Silveiro detectou a oportunidade de criar um laboratório de análises clínicas como uma fonte exponencial de renda.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Gradualmente, a companhia ampliou suas operações. Em 1951, a marca se tornou o primeiro laboratório a ter um especialista para cada uma das patologias atendidas; e, a partir da década de 1970, a companhia implementou o conceito de rede de unidades, abrindo novas clínicas com o mesmo nome.
Em 1983, o Grupo Fleury se tornou pioneiro na oferta de soluções de medicina integrada; em 1999, a companhia obteve o ISO 9001 de qualidade na área Medicina Diagnóstica.
A partir de 2001, a empresa iniciou seu processo de crescimento inorgânico — nome que se dá à expansão da empresa por meio de aquisições.
Em 2009, a empresa abriu capital na então BM&FBOVESPA (atual B3) e, em 2011, realizou algumas de suas aquisições mais conhecidas, como a da rede laboratorial Labs D’Or, no Rio de Janeiro. Naquele mesmo ano, a empresa lançou a marca a+ Medicina Diagnóstica, voltada para o público intermediário.
O Grupo Fleury opera na B3 sob o código FLRY3, sendo que todas as ações da Fleury são ordinárias, conhecidas por (sob condições) dar direito a voto nas assembleias e também pelo dispositivo chamado tag along.
Em 2018, a companhia passou a integrar o Índice Bovespa (Ibovespa), indicador que reúne o desempenho médio das ações com maior volume de negociação na B3.
Publicidade
Isso é feito para construir um retrato do comportamento e perfil de negociações do mercado, lembrando que o Ibovespa é revisado a cada quatro meses para garantir que o indicador reflita a realidade do mercado.
A Bradseg, subsidiária do Bradesco Seguros, conta com a maior participação acionária na empresa (22,1%), seguida pela família dos médicos fundadores (20,2%) e demais acionistas (57,7%).
Como em geral acontece quando se fala em ações, a resposta a essa pergunta é: vai depender do seu objetivo como pessoa investidora.
Por seus anos de existência, números e presença no Ibovespa, os papéis da empresa aparecem como uma boa opção para quem deseja investir no setor de saúde e está em busca de marcas consolidadas.
Porém, a escolha dessas ações podem não ser tão válidas para quem busca capitalizar no curto prazo: importante lembrar que, apesar dos números positivos, os papéis do grupo ainda estão se recuperando dos efeitos da queda geral ocorrida durante a chegada do novo coronavírus ao Brasil.
Publicidade
Por isso, sempre é importante entender o seu perfil de investidor, o resultado que se espera dos investimentos em renda variável e estudar quais são os negócios que apresentam uma probabilidade maior de gerar o efeito esperado.
Fontes: Fleury – Relações com Investidores.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador