Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham sem sinal único

(Estadão Conteúdo) – Os mercados europeus não tiveram sinal único, nesta sexta-feira. Investidores reagiram a indicadores, no próprio continente e também nos Estados Unidos, bem como a declarações do Banco Central Europeu (BCE).

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,26%, em 456,81 pontos. Na comparação semanal, ele recuou 0,18%.

Na agenda de indicadores local, o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro subiu 9,6% em maio, na comparação anual. O resultado veio em linha com o esperado, acelerando ante o avanço de 7,6% do mês anterior. A High Frequency Economics destaca o salto dos preços ao produtor, mas lembra em relatório que o quadro na inflação ao consumidor é melhor. O BCE projeta que esse salto será temporário e que a inflação voltará a enfraquecer adiante. Nos EUA, o mercado de trabalho gerou 850 mil vagas em junho, resultado acima do esperado. O dado americano deu um fôlego às bolsas europeias, mas elas voltaram a perder impulso adiante.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre os dirigentes do BCE, Andrea Enria, disse que a instituição pretende acompanhar mais de perto bancos da zona do euro que vêm tomando muito risco por meio de instrumentos financeiros, como empréstimos alavancados e derivativos atrelados a ações. Após o setor subir ontem, com a notícia de que devem poder distribuir dividendos a partir de outubro, hoje houve pressão sobre esses papéis. Deutsche Bank recuou 1,73% em Frankfurt, Intesa Sanpaolo cedeu 0,83% em Milão e Santander, 2,04% em Madri.

Já a presidente do BCE, Christine Lagarde, comentou que a recuperação econômica na zona do euro “ainda é frágil”. Segundo ela, o balanço de riscos na região está equilibrado, mas a variante delta da covid-19 é uma fonte de preocupação. Também hoje, a Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a alertar para essa cepa, que já atinge quase 100 países e piora o quadro mesmo em nações com taxa elevada de vacinados.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,03%, em 7.123,27 pontos. Na comparação semanal, ele recuou 0,18%. Entre os bancos locais, Lloyds cedeu 1,67%, enquanto a petroleira BP caiu 0,96%.

Em Frankfurt, o índice DAX registrou alta de 0,30%, a 15.650,09 pontos. Na semana, subiu 0,27%.

Publicidade

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 recuou 0,01%, para 6.552,86 pontos, com baixa de 1,06% na comparação semanal.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, teve baixa também de apenas 0,01%, a 25.282,41 pontos. Na comparação semanal, caiu 0,89%.

Em Madri, o índice IBEX 35 recuou 0,28%, a 8.907,60 pontos, com baixa de 2,06% na semana.

Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 fechou em alta de 0,77%, 5.146,87 pontos. Na comparação semanal, houve alta de 1,18%.

Publicidade

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
Isenção do IPTU: descubra como livrar seu imóvel do imposto
6 gastos que você precisa estar preparado para pagar logo no início do ano
CNH gratuita? Descubra quem tem direito e como conseguir
IPVA 2025: como consultar o valor em São Paulo? Veja passo a passo
>