O que este conteúdo fez por você?
- A indicação de que a China poderá relaxar sua política monetária, após a divulgação ontem da ata da última decisão de política monetária nos EUA menos dura do que era o esperado, acende alerta sobre fragilidades persistentes nesses países que podem comprometer a recuperação da economia global
- No Brasil, na véspera do feriado, os investidores vão avaliar a divulgação do IPCA de junho que vai orientar a decisão de política monetária de agosto
- Para o Ibovespa, além do cenário internacional mais negativo, o agravamento da crise política deve pesar sobre os negócios
A indicação de que a China poderá relaxar sua política monetária, após a divulgação ontem da ata da última decisão de política monetária nos EUA menos dura do que era o esperado, acende alerta sobre fragilidades persistentes nesses países que podem comprometer a recuperação da economia global.
Leia também
A disseminação da variante Delta do coronavírus também gera desconforto no mercado. Assim, as bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira. As bolsas da Europa operam em baixa significativa.
Nos Estados Unidos, os futuros de NY acentuaram perdas e caem mais de 1%, o dólar opera misto e há busca de proteção nas treasuries.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na Europa, os investidores aguardam a divulgação pelo Banco Central Europeu da revisão de sua estratégia de política monetária bem como a entrevista da presidente da instituição, Christine Lagarde. No mercado de commodities, o petróleo cai pelo 3o dia consecutivo em função das incertezas sobre os planos de oferta da OPEP+ a partir de agosto.
No Brasil, na véspera do feriado, os investidores vão avaliar a divulgação do IPCA de junho que vai orientar a decisão de política monetária de agosto. Para os mercados, os desdobramentos da decisão do setor empresarial de abandonar a cobrança pela urgência da reforma tributária por discordar das mudanças propostas pela equipe econômica para o IR ficam no radar.
O consenso empresarial é de que a prioridade deve ser dada à reforma administrativa. Para o Ibovespa, além do cenário internacional mais negativo, o agravamento da crise política deve pesar sobre os negócios.
Agenda econômica 08/07
Brasil: O IPCA de junho vai ser divulgado às 9hrs. O mercado espera uma desaceleração de 0,83% em maio para 0,59% em junho. O tesouro faz leilão de LTN, NTN-F e LFT, às 11hrs.
EUA: Está prevista a divulgação dos pedidos semanais de auxílio desemprego, além dos dados sobre estoques de combustíveis no país, às 11h30.
Publicidade
Europa: A presidente do banco central europeu, Christine Lagarde, dará entrevista às 9h30.