- As operações day trade são aquelas que envolvem a compra e venda das ações no mesmo dia. Por isso, são consideradas negociações de curtíssimo prazo e que se pautam na análise técnica, avaliando a variação do ativo de forma rápida e precisa antes de vender ou comprar. Saiba mais sobre o assunto!
(Mellanie Novais, especial para o E-Investidor) – Ao começar a investir na bolsa de valores, é comum ouvir termos como day trade. Nesse texto, você irá encontrar tudo o que você precisa saber o que é day trade. Entenda mais detalhes!
O que é day trade?
As operações da bolsa de valores day trade tem como característica principal serem negociações que começam e terminam no mesmo dia.
Leia também
Todo o processo do day trade é pautado em ativos da bolsa de valores, que são comprados e vendidos pelo investidor com o objetivo de atingir a melhor e maior rentabilidade possível.
Trade é como se chama uma operação de compra e venda de ativos da bolsa de valores em curto prazo. No mercado de ações, os acionistas que se dedicam a esses investimentos podem optar por duas modalidades: o swing trade e o day trade.
Diferenças entre o day trade e o swing trade
O swing trade é um tipo de negociação que tem uma perspectiva para ocorrer dentro de alguns dias ou até semanas. Devido ao maior tempo de negociação, é possível que sejam feitos dois tipos de análises prévias: a fundamentalista e a técnica.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Lembrando que a análise fundamentalista é a que observa o contexto da empresa, do setor e do mercado como um todo, realmente observando o fundamento da companhia antes de adquirir os papéis.
Já a análise técnica é aquela que tem como base o comportamento das ações, considerando os gráficos que apontam suas oscilações positivas e negativas, fornecendo um melhor parecer sobre a data ideal para venda.
Em contrapartida ao swing trade, as operações do tipo day trade são aquelas que envolvem a compra e venda das ações no mesmo dia. Por isso, são consideradas negociações de curtíssimo prazo e que se pautam na análise técnica, avaliando a variação do ativo de forma rápida e precisa antes de vender ou comprar.
Como funciona o day trade?
Já sabemos que o day trade é baseado na análise de gráficos e indicadores que permitem ter mais precisão a respeito do comportamento dos ativos. Então, o funcionamento da operação tem como pilar essas observações prévias, feitas antes de realizar a compra ou venda de determinada ação.
As operações de day trade são feitas a partir de home broker, que são plataformas online disponibilizadas pelas corretoras de valores para a negociação dos ativos. O primeiro passo que o investidor precisa dar é depositar um valor que sirva como margem de garantia, o que possibilita abrir posições no mercado financeiro.
Publicidade
No caso dessas operações, a margem de garantia permite também que seja feita a alavancagem: processo para multiplicar a rentabilidade de um investimento através de um “empréstimo”.
Funciona assim: o investidor empresta ações para comprar ou vender, a fim de aumentar o lucro final do processo. Caso o negócio não seja bem-sucedido, ele arca com o empréstimo mesmo sem lucros.
Veja também: Quais indicadores usar no day trade?
O que é preciso saber antes de fazer Day Trade?
O day trade não é sinônimo de dinheiro fácil ou riqueza imediata, embora existam traders que vivem das negociações no mercado financeiro. É preciso deixar claro que é um processo que exige estudo e dedicação, assim como qualquer outra profissão.
Sendo assim, há alguns detalhes que o investidor precisa saber antes de fazer day trade. O primeiro passo é saber fazer a análise técnica, que pressupõe que as informações e expectativas de mercado estão refletidas no preço do ativo.
Publicidade
Nesse sentido, é preciso aprender sobre leitura de gráficos, análise de tendências de alta e baixa dos ativos, funcionamento de zonas de convergência de preço, price action, indicadores técnicos e gerenciamento de risco da operação.
Também há, além do processo de alavancagem, duas outras técnicas que são essenciais para aumentar as chances de um bom desempenho no day trade: o stop loss e o stop gain.
O que é Stop loss?
O mecanismo de stop loss visa limitar o prejuízo máximo que se pode ter com uma operação day trade. O processo é bastante simples: o investidor define até que ponto aceita a queda de preço de uma ação e, caso esse valor específico seja atingido, as ações são automaticamente vendidas para evitar maiores perdas de dinheiro.
O que é Stop gain?
Já o processo de stop gain é para limitar o ganho de capital. Parece estranho, mas o investidor define o preço máximo de valorização de uma ação e, ao chegar em tal ponto, os ativos são vendidos automaticamente para aproveitar a variação positiva de preço e garantir a melhor rentabilidade, antes que o valor da ação mude.
Sendo assim, o stop loss e stop gain são processos que visam automatizar a negociação, evitando que o investidor precise acompanhar por um longo período as oscilações da bolsa de valores para decidir pela compra ou venda de ações específicas.
Como começar a operar Day Trade?
Para realizar operações de day trade basta que o investidor tenha uma conta ativa em uma corretora de valores, que geralmente disponibiliza a plataforma própria de home broker.
Também é preciso que tenha um valor para depositar como margem de garantia, que gira em torno de R$100, no mínimo.
Publicidade
Fora essas questões práticas, é essencial que o acionista tenha suas expectativas alinhadas com o que o day trade pode oferecer, além de entender que é preciso escolher as ações certas e fazer análises precisas de gráficos e indicadores.
Somente com o conhecimento prévio será possível tomar decisões assertivas sobre a venda e compra de papéis e, então, ter uma margem de lucro significativa com a operação.
Horário de operações day trade
As operações de day trade precisam seguir o horário de funcionamento do pregão da Bolsa de Valores, da mesma maneira que as outras negociações que duram mais que 24 horas. Então, a compra e venda dos ativos pode ser feita das 10h00 às 16h55, sendo que das 16h55 às 17h00 é feito o call de fechamento de todas as operações pela B3.
Vantagens do day trade
O day trade oferece riscos aos investidores, principalmente pelo fato de que são operações realizadas em curtíssimo prazo e que permitem apenas uma breve análise antes da tomada de decisão. No entanto, o processo traz vantagens significativas:
- Possibilidade de fazer alavancagem: essa é uma técnica que permite realizar as operações mesmo que o trader não tenha, realmente, a quantia necessária para comprar os ativos. Então, pode fazer empréstimo de ações para aumentar sua rentabilidade e, caso não dê certo, apenas paga pelas perdas;
- Agilidade na negociação: não há dúvidas de que o day trade é uma operação ágil, considerando que é feita dentro de 24 horas, o que não exige muita paciência ou dedicação do investidor em uma negociação por vários dias;
- Alta liquidez: as ações são papéis com liquidez alta, então, a partir do momento que é feita a venda, o lucro já fica disponível em cerca de 24 horas;
- Controle de prejuízo: o uso de técnicas como o stop loss possibilitam controlar o prejuízo da operação, o que serve como uma base de controle de risco, um fator importante ao fazer negociações com renda variável;
- Chance de ganhos altos a curto prazo: embora não haja uma garantia de ganhos, o day trade oferece sim a chance de receber bastante dinheiro de forma rápida. Isso, pois quando a operação é bem sucedida, o ganho é imediato.