Publicidade

Investimentos

Como funciona a B3?

Saiba mais detalhes sobre o funcionamento da Bolsa de Valores do Brasil e entenda como começar a investir!

Como funciona a B3?
(Fonte: Pexels)

(Mellanie Novais, especial para o E-Investidor) – Há diversas bolsas de valores ao redor do mundo e, no caso do Brasil, essa instituição é conhecida como Bovespa ou B3 (sigla que indica Brasil, Bolsa, Balcão). Essa é a bolsa oficial brasileira, situada em São Paulo, configurada como a quinta maior bolsa de mercado de capitais e financeiro do mundo. Na sequência, você pode saber mais detalhes sobre a sua história e o seu funcionamento. Confira!

O que é a Bolsa de Valores do Brasil?

A bolsa de valores brasileira (B3) corresponde ao mercado financeiro do País, em que são negociados ativos de inúmeras companhias, títulos de renda fixa, fundos de investimento, commodities e outros papéis. Dessa forma, é um espaço seguro e prático que engloba todo o processo de compra e venda de ações, bem como de outros ativos.

Sua função é primordial para o setor econômico e colabora diretamente para a saúde e potencialização dos negócios do País, tudo sem deixar de garantir segurança na negociação dos títulos e das oportunidades de giro de capital.

Como funciona a bolsa de valores?

Para que uma empresa integre a bolsa de valores, ela deve abrir seu capital e começar a vender suas ações, o que é feito com o objetivo principal de captar recursos para manter seu negócio em expansão. Então, o primeiro passo é fazer o IPO, sigla em inglês utilizada para indicar Oferta Pública Inicial, ou seja, abertura de capital.

Feito isso, inicia-se a comercialização das ações no mercado primário, o que quer dizer que as ações da empresa serão vendidas por ela e compradas pela primeira vez pelos investidores. Então, a partir disso, possibilita-se a negociação no mercado secundário, quando as ações são negociadas entre os próprios investidores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Todas as atividades da bolsa podem ser realizadas de forma presencial ou virtual, com operações online. Claro que os ativos mais conhecidos são as ações de empresas, que são compradas e vendidas no pregão eletrônico, mas também há outros segmentos financeiros que são negociados na B3:

  • títulos de renda fixa;
  • crédito imobiliário;
  • derivativos de balcão e listados;
  • mercado à vista.

Além disso, outro fator importante para o pleno funcionamento da bolsa de valores são os índices, tais como o Ibovespa, que correspondem a carteiras teóricas que servem como referência na hora de comparar resultados antes de comprar ativos.

Veja também:

Ibovespa oscila pouco na abertura em dia de vencimentos

Pregão online da bolsa de valores

Como mencionado, a negociação das ações é feita por meio do pregão, um ambiente online em que os investidores podem vender e dar lances para comprar as ações. A migração das atividades presenciais para o virtual possibilitou uma maior agilidade nas negociações e aumentou o número de pessoas que têm acesso a esse mercado.

O único detalhe é que, embora tudo seja feito pela internet, ainda é preciso seguir o horário de funcionamento do pregão da própria bolsa de valores. Confira:

  • Horário de cancelamento — das 09h30 às 09h45.
  • Pré-abertura — das 9h45 às 10h.
  • Negociações — das 10h às 16h55.
  • Call de fechamento — das 16h55 às 17h ou 17h15 (varia conforme o mercado).
  • After market — das 17h30 às 18h.

Sendo assim, o investidor pode comprar e vender ativos nesses horários, seja pelo ambiente direto da bolsa de valores, seja pela sua corretora financeira.

Homem manuseia smartphone e laptop
Hoje, toda a negociação de ativos na bolsa de valores pode ser feita por meio dos pregões eletrônicos, permitindo fácil acesso a todos os investidores. (Foto: Pexels)

História da Bolsa de Valores do Brasil

Não se sabe como surgiu o conceito de bolsa de valores, embora existam teorias de que esse processo teve início a partir de reuniões de comerciantes para negociar moedas, cartas de crédito, promissórias e outros materiais há centenas de anos.

Foi na Bélgica, em 1487, que o termo bolsa de valores surgiu como conhecemos hoje, o que facilmente tomou o mercado financeiro e se espalhou para outros países. No caso do Brasil, a bolsa só teve início em meados de 1820, no Rio de Janeiro.

Publicidade

Anos depois, novas bolsas de valores surgiram em nosso país, como a de São Paulo, que iniciou suas operações em 1890 e ganhou prestígio. Isso fez ela, após muitas fusões e incorporações de outras bolsas, se tornar a única do Brasil ainda nos anos 2000.

Como investir na B3?

Calculadora em cima de papéis e ao lado de uma caneta
Estudar melhor os tipos de investimento, conhecer seu perfil de investidor e saber como funciona a B3 são passos fundamentais antes de começar a investir. (Foto: Pexels)

Não há uma forma de investir por conta própria na Bolsa de Valores, por isso é necessário ter o cadastro em uma corretora. É essa instituição que fará o cadastro do investidor na bolsa, possibilitando que ele comece as suas negociações.

O valor mínimo de investimento não é pré-estipulado pela B3, mas sim pela própria corretora na hora de abrir a conta. Então, podem haver variações e vale a pena procurar aquela que esteja alinhada às suas necessidades e condições.

Feito isso, o investidor pode comprar ativos da bolsa por três meios principais: fundos de investimentos, títulos individuais e clubes de investimentos. Basta planejar e traçar seus objetivos, pesquisar bastante e começar a compor sua carteira!

Fonte: B3.

Web Stories

Ver tudo
<
>