Se você costuma utilizar aplicativos de transporte pode ter notado que os motoristas estão demorando um pouco mais de tempo do que o normal para aceitar as corridas. E não só isso, o preço também subiu recentemente.
Leia também
Talvez você não saiba, mas há uma explicação para essa alta no mercado financeiro. É isso mesmo! Acontece que as empresas dos setores de combustíveis e locação de veículos que são de capital aberto foram gravemente afetadas por conta da pandemia do coronavírus e da restrição das pessoas nas ruas.
Tanto a Uber como a Localiza, Unidas e Movida, por exemplo, estão em queda de até 19% ao ano na bolsa de valores.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Por conta da crise, muitas montadoras foram fechadas no último ano e isso afetou a compra de novos veículos, o que gerou um custo maior para os motoristas que utilizam os carros dessas companhias para trabalhar.
Para completar este quadro, o preço dos combustíveis também subiu. E é por estes motivos que o consumidor vê um valor mais alto nas telas do celular.
Com a retomada da atividade econômica, a expectativa dos analistas de mercado é que o segmento de transporte urbano por aplicativo volte aos patamares pré-pandemia.
Eu sou Valéria Bretas, editora-chefe do Estadão Investidor.
Até o próximo boletim.
Publicidade