O quadro ‘Minuto E-Investidor’ na Rádio Eldorado FM (107,3) vai ao ar de segunda a sexta-feira às 8h50 no ‘Jornal Eldorado’, com Haisem Abaki e Carolina Ercolin, e às 17h30 no ‘Fim de Tarde’, com Emanuel Bomfim e Leandro Cacossi:
Uma confusão muito comum é sobre o que é o Ibovespa e por que ele tem um comportamento diferente ao de algumas ações.
Publicidade
Você já deve ter lido, visto ou ouvido que o Ibovespa subiu 3 por cento, mas a ação da Petrobras caiu 1 por cento.
Ou que o Ibovespa caiu 2 por cento mas a ação da Vale subiu 3 por cento.
Publicidade
Isso acontece porque o Ibovespa funciona como uma cesta de ações e a sua variação diária é a média do que aconteceu com várias dessas ações ao longo do pregão.
Como o Ibovespa é o principal índice da bolsa de valores do Brasil, seu desempenho tem de refletir as cotações dos ativos mais negociados e de maior representatividade da bolsa.
Publicidade
Para criar essa carteira teórica de ações, a B3, a nossa bolsa de valores, faz revisões e alterações a cada 4 meses.
Uma ação precisa seguir uma série de critérios para ser elegível, como ter liquidez, ou seja, ser negociada com regularidade;
Publicidade
E seu volume financeiro precisa ser relevante, também.
Tudo isso num período de 12 meses, sem interrupção.
Publicidade
É por isso que pequenas empresas ou estreantes na bolsa não fazem parte do Ibovespa.
Ah, e companhias em recuperação judicial ou as penny stocks, aquelas com preço de negociação inferior a um real, também ficam de fora.
Publicidade
Então é só escolher e jogar lá dentro da carteira do Ibovespa?
Sim e não. Como são só as mais relevantes do mercado acionário, pouco mais de 60 empresas fazem parte do Ibovespa.
E quanto maior seu peso para o mercado acionário, maior também é o peso no Ibovespa.
Ações da Vale, Itaú, Petrobras, Bradesco e Ambev valem mais, ou melhor, tem uma participação maior no índice do que Smiles, Marfrig, CVC, Usiminas ou Gerdau.
Por isso, empresas com maior participação interferem mais numa alta ou numa queda do Ibovespa, ao contrário do que acontece com uma empresa com participação menor no índice.
Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal einvestidor ponto com ponto br, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.
Até o próximo.