Minuto E-Investidor

O balanço dos FIIs após um ano de coronavírus

O Minuto E-Investidor está no YouTube e também na Rádio Eldorado FM 107,3

Os fundos de investimentos imobiliários vêm se sofrendo bastante desde que o coronavírus se alastrou pelo mundo e provocou seguidas ordens de isolamento e fechamentos de comércios.

Segundo informações da plataforma de investimentos Smartbrain, a rentabilidade desses ativos caiu cerca de 40%. Menos de 30% de todos os FIIs, como são conhecidos, negociados apresentados apresentaram retorno positivo em 2020. Na virada do ano, a expectativa com a chegada da vacina ajudou a recuperar parte dessa queda.

Os três meses de 2021 melhoraram o retorno de boa parte desses FIIs pro fechamento do ciclo de um ano de pandemia. Assim, 60 fundos imobiliários negociados na Bolsa de Valores brasileira ficaram no azul neste período, o equivalente a 33% deles. Os investidores, em vez de fugir, aproveitaram essa queda para comprar fundos imobiliários.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O número de investidores com cotas em FIIs dobrou nesses 12 meses de coronavírus, pra 1,25 milhão de pessoas. Além da perspectiva de um novo normal nos próximos meses, com a vacinação em massa da população, a distribuição de dividendos é um atrativo bastante interessante dos fundos imobiliários.