Áudio

Os 4 golpes mais comuns do PIX

O Minuto E-Investidor está no YouTube e também na Rádio Eldorado FM 107,3

O sucesso do PIX, o serviço de transferência eletrônica instantânea criado pelo Banco Central, é inegável.

São quase 182 milhões de chaves cadastradas em pouco mais de três meses e um volume financeiro de transações que se aproximou de R$ 200 bilhões em fevereiro de 2021.

Por todos esses motivos, os lobos cibernéticos estão de olhos bem abertos para enganar você.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com a Febraban, disparou o número de golpes que levam uma pessoa a fornecer seus dados sigilosos em razão de falsas mensagens recebidas, no e-mail ou no celular.

A clonagem do WhatsApp é o primeiro golpe dessa lista. Para evitar problemas, habilite a função “verificação em duas etapas”.

O segundo é a clonagem do WhatsApp, ou seja, quando um criminoso usa um outro número de celular, com a sua foto, e envia pedidos de transferência via Pix para amigos e familiares.

Em seguida vem os falsos funcionários de instituições financeiras pedindo para atualizar ou corrigir informações sobre o Pix. Pode parecer muito convincente, sim. Por isso, desligue e faça você a ligação a central de atendimento, naquele número oficial. Assim, você evita ser enganado.

E, por último, uma fake news dizendo que um bug no serviço do Pix vai retornar em dobro a transferência que o usuário fizer naquele momento.

É claro que essa, por mais incrível que pareça, tem um risco enorme de fisgar os gananciosos.

Eu sou o Márcio Kroehn, editor-chefe do portal E-Investidor, e esse foi o Minuto E-Investidor de hoje.

Até o próximo.