Não, não estou dizendo que é bonitinho ter um ambiente de trabalho compartilhado. Mas, sim, a mulher tem qualidades que nós, homens, não possuímos e entre elas está a cautela para investir, principalmente quando se está começando.
Uma pesquisa do Barclays em parceria com a Ledbury Research comprovou que as mulheres quando investem conseguem em média 1% a mais de rentabilidade no ano do que os homens. Não é achismo. É comprovação através de dados. Porém, se as mulheres são maioria na população brasileira, por que elas representam somente 24% do total de investidoras na bolsa (B3), por exemplo? Algo está errado.
Nós, do Canal 1Bilhão Educação Financeira, criamos a campanha #MaisUma para que nossos seguidores sempre convidem durante as lives, vídeos e postagens, uma tia, uma prima, uma amiga e até mesmo uma inimiga, para conhecer mais sobre investimentos. O mais importante é o conhecimento se espalhar. Nós não estamos sozinhos. Existe um exército que está ajudando nessa revolução através das redes sociais.
É impossível não citar a Nathalia Arcuri, do canal Me Poupe!, com mais de 5,2 milhões de inscritos. Além de ser pioneira, hoje esse é o maior canal de educação financeira do mundo. Com uma linguagem simples e divertida, ela impacta o equivalente a milhares de estádios do Maracanã lotados.
Mas, além dela, outras educadoras financeiras se inspiraram e cada uma com sua identidade e linguagem, estão conseguindo fazer uma revolução. Fizemos uma lista das 10 mulheres que, junto com a Nathalia Arcuri, estão se destacando. E que você precisa conhecer:
1) Bea Aguillar, do canal Papo de Bolsa:
Ela investe 100% em renda variável e já trabalhou nas maiores instituições financeiras do País. Entende muito de ações, não apenas enrola com o famoso fala, fala e não fala nada. Mestre da análise fundamentalista, Bea Aguillar lê o balanço de uma empresa como se estivesse lendo o gibi da Turma da Mônica, do Maurício de Sousa.
2) Lousi Barsi, do canal Ações Garantem o Futuro:
Sim, se você está pensando que ela é da família do mega investidor Luiz Barsi, você está certo. Se você está pensando que ela é filha dele, também. Se está pensando que é a herdeira de uma fortuna, você está errado. Ela é a sucessora, o que é bem diferente, e em 5 minutos de conversa com ela você já percebe isso. Siga e comprove você mesmo.
3) Nathália Rodrigues, do canal Nath Finanças:
Cada grupo social quer seguir aquela pessoa com quem se identifica, que vive uma realidade parecida com a dele. A Nath consegue criar essa ligação com o público dela, principalmente ajudando a resolver problemas financeiros do dia a dia das pessoas. A comunicação é muito fácil de ser apreendida.
4) Yolanda Fordelone, do canal Econoweek:
Minha amiga, que conheci quando ela trabalhava como jornalista na edioria de economia do Estadão. Extremamente competente, conhece como poucas pessoas os bastidores do mercado financeiro, tanto o lado bom como o obscuro, justamente por ter feito uma cobertura muito de perto. Posso falar com segurança que é uma das profissionais do mercado financeiro que mais conhecem sobre investimentos. Acesse e tire suas próprias conclusões.
5) Mirna Borges, do canal EconoMirna:
Entre as muitas qualidades de um empreendedor de sucesso, sem dúvida alguma o pioneirismo não pode ser deixado de lado. Juntamente com outras educadoras financeiras, ela foi uma das primeiras e, por isso, consolidou o seu nome nesse mercado. Hoje, juntamente com André Bona e Gustavo Cerbasi é a vitrine do BTG Pactual Digital.
6) Canal da Bettina Rudolph:
Se você está pensando que é aquela da polêmica com a propaganda da Empiricus, você está certo. Porém, um único erro fez com que muitas pessoas não conhecessem o seu trabalho em conjunto com o Felipe Miranda. Sim, eles entendem muito de investimentos e, se quiser dizer o contrário, antes precisará ver o conteúdo para poder julgar.
7) Ana Laura Magalhães, do canal Explica Ana:
Com mestrado em economia e experiência na linha de frente atendendo investidores da XP Investimentos, esta influenciadora traz para o seu canal os mais renomados profissionais do mercado financeiro. São pessoas que, muitas vezes, não aparecem na grande imprensa. Vale a pena seguir o canal dela.
8) Canal da Júlia Mendonça
Assim como a Mina Borges e a Nathalia Arcuri, também foi uma das pioneiras da educação financeira. Autora do livro “Bora Enriquecer”, conseguiu sair de uma dívida de R$ 80 mil e hoje ensina milhões de pessoas a como cuidar do dinheiro.
9) Carol Dias, do canal Riqueza em Dias:
Uma das mais famosas panicats do Programa Pânico, Carol sempre foi empreendedora e investidora. Conseguiu acumular uma fortuna de mais de R$ 3 milhões e hoje ajuda pessoas que não sabem como começar no mundo dos investimentos.
10) Patrícia Lages, do canal Dicas de Economia:
Desde 2011 esta jornalista se dedica a transformar a vida de milhões de brasileiras, não somente através dos investimentos, mas com dicas de empreendedorismo e carreira. O canal conta com mais de 500 mil inscritos.
Quer fazer parte do grupo VIP de Investidores? Entre agora
Confira o vídeo com a Louise Barsi sobre as melhores ações pagadoras: